Piracicaba esteve representada por Angelo Frias Neto, diretor do Secovi-SP
As principais diretrizes mundiais do setor imobiliário para 2012 foram discutidas no 63º Congresso Mundial da Fiabci (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias), realizado em São Petersburgo, na Rússia. O piracicabano Angelo Frias Neto, diretor presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis, integrou a comitiva brasileira, que participou do evento junto com 800 líderes do setor de todos os 65 países que integram a federação. Frias Neto, que é diretor do Secovi São Paulo (Sindicato da Habitação), diz que os debates giraram em torno de um tema central, a Preservação do Patrimônio Cultural na Metrópole Moderna, com diversas variáveis.
“Um dos momentos de maior relevância do congresso ocorreu a partir da análise apresentada pelo economista e presidente do Instituto para a Liberdade e Democracia (ILD), o peruano Hernando de Soto, para quem a falta de direitos formais de propriedade é a causa da pobreza em muitos países”, relata Frias Neto.
O empresário piracicabano reproduz a tese do economista, que entende que muitos países só serão desenvolvidos e bem sucedidos quando a população tiver condições mínimas de moradia e a segurança jurídica fizer parte do setor.
“O que ele fala é de um conceito ampliado de resgate da cidadania, de mudança da condição dos que estão marginalizados, com reflexos importantes para a economia dos locais onde está esse contingente”, diz.
Nesse sentido, Frias Neto cita a importância da documentação de propriedade, instrumento necessário para o bom funcionamento do mercado imobiliário e que poderia evitarconflitos por territórios.
CENTROS URBANOS
Além da influência do direito de propriedade no sucesso econômico dos países, os líderes reunidos ouviram recomendações sobre a importância da revitalização dos centros urbanos, com propostas para a recuperação inteligente de imóveis antigos como solução para expansão de metrópoles.
A revitalização e o maior adensamento dos centros urbanos colaboram para o crescimento sustentável de um país, já que evitam o avanço de construções para a periferia e a perda de áreas verdes. “Nesse quesito, o exemplo de São Petesburgo, onde os conceitos de preservação estão bem desenvolvidos, foi apontado como fonte de inspiração para cidades brasileiras, como uma forma de criar boas condições de moradia e trabalho onde já existe infraestrutura instalada”, diz Frias Neto.
O presidente da Fiabci Brasil, Basílio Jafet, também presente ao encontro, fala da importância do evento anual, que oferece a oportunidade para que profissionais ligados ao ramo imobiliário conheçam, discutam e busquem soluções conjuntas para o setor em nível mundial, e citou a visibilidade que o Brasil tem ganho na condição de mercado atrativo para investidores, outro tema da pauta do encontro.
Também foram debatidas as tendências globais no mercado imobiliário e as ferramentas tecnológicas para desenvolver a competitividade das empresas imobiliárias. Ao final do encontro, foram realizadas visitas técnicas na Rússia Polônia e Croácia.
Fonte: Gazeta de Piracicaba