Skip to main content

Descomplica: o planejamento da reforma em 4 passos

Por problemas estruturais, de melhor distribuição dos ambientes, valorização do imóvel, ou apenas para se sentir mais confortável em casa, obras são necessárias. Para descomplicar esse processo, a Frias Neto Consultoria de Imóveis dividiu o planejamento da reforma em 4 passos.

Esses passos do planejamento da reforma correspondem a fases essenciais para a elaboração e execução dos serviços, considerando objetivos, orçamento, cronograma e acompanhamento. Seguindo essa estrutura de organização você conseguirá manter qualquer obra sob controle, evitando desgastes relativos a tempo e dinheiro.

 

Passo 1 – Objetivos: o escopo da reforma

Primeiramente, para fazer uma reforma é preciso ter claro quais são seus objetivos, se é aumentar o valor de venda do imóvel, ampliar os espaços, mudar a arquitetura ou resolver problemas de estrutura.

A partir dos objetivos da reforma, você pode começar a elaborar um escopo, considerando o que será necessário realizar em cada um dos ambientes da sua residência: nova janela, troca de forro, mudança de tomadas, nova instalação elétrica etc.

Depois disso, estipule quais são as prioridades da reforma. Esta etapa é essencial para as próximas decisões que você deverá tomar. Por exemplo, se o orçamento estiver apertado, será mais simples excluir os serviços e itens menos importantes.

Tenha em mente que a infraestrutura costuma ser essencial em uma reforma. Por isso, você deve priorizá-las. Integram esse tipo de obra: instalações hidráulicas e elétricas, bem como reformas na fundação, vigas, laje e telhado.

Além disso, ainda considerando o escopo da reforma, vale a pena pesquisar as tendências em design de interiores – conciliando o que está na moda com os seus objetivos. 

Em resumo, qualquer plano de reforma na sua casa deve considerar: 

  • Objetivos;
  • Necessidades de cada espaço (quais os serviços e mudanças);
  • Prioridades;
  • Tendências.

A partir dessas informações os passos seguintes tornam-se mais simples de serem realizados.

 

Passo 2 – Orçamento: finanças em dia

O planejamento da reforma precisa necessariamente de um orçamento. É importante definir o quanto você está disposto a gastar com as obras e em quanto tempo. Avalie também se irá usar suas economias, parcelar ou fazer empréstimos.

Lembre-se que muitas lojas e profissionais oferecem desconto em pagamentos à vista e em pedidos antecipados, com prazos maiores de entrega. Entretanto, essa economia pode não ser suficiente se tiver que pagar juros de empréstimo. 

Por isso, planejamentos feitos com antecedência e sem pressa são mais econômicos – até mesmo para dedicar mais tempo à pesquisa de preços.

Talvez o orçamento que você imaginou não corresponda a todos os seus anseios e necessidades da reforma, mas você saberá disso apenas depois que pesquisar o valor dos:

  • Materiais;
  • Móveis;
  • Instalação;
  • Serviços: arquiteto, projetista, eletricista, encanador, paisagista, marceneiro, construtora, pedreiro, montador etc.

Conheça a diferença de preço entre os materiais e serviços disponíveis. Mas atenção com a obsessão pela economia para não se arrepender depois, especialmente em relação a profissionais qualificados.

Mesmo com toda sua organização e planejamento financeiro, é possível que aconteçam imprevistos: um encaixe que não ficou perfeito e precisa ser refeito, a descoberta de uma infiltração ou pragas, a necessidade de troca de produtos, entre outras situações.

Esses contratempos não são incomuns durante uma reforma. Por isso, reserve cerca de 5% do valor total da obra para não ser pego desprevenido.

 

Passo 3 – Cronograma: tudo tem seu tempo

Toda organização torna-se muito mais profissional com um cronograma bem feito. O calendário, além de te ajudar nas tarefas relativas ao planejamento da reforma, também oferece maior segurança sobre o que está sendo feito, e uma sensação de progressão.

Esse cronograma pode começar logo após a sua decisão em fazer uma reforma. Assim, poderá colocar nele absolutamente todas as fases. Entretanto, torna-se imprescindível somente após o orçamento.

Deste modo, o cronograma deve considerar a atividade, fase ou serviço programado, quando deve ser executado e qual a sua fase de progresso

Entre as atividades principais para colocar no seu cronograma estão:

  • Projeto de reforma (escopo);
  • Projeção de orçamento disponível para a reforma;
  • Orçamento de materiais;
  • Orçamento de serviços;
  • Levantamento da quantidade de materiais, móveis e outros;
  • Organização da ordem dos serviços (por exemplo, é preciso primeiro fazer uma nova instalação hidráulica antes da pintura);
  • Contratação de profissionais;
  • Contratação de serviços;
  • Calendário de execução;
  • Pagamentos de materiais e serviços.

 

Passo 4 – Acompanhamento: mantendo o ritmo

A melhor forma de fazer com que sua reforma mantenha o ritmo desejado é acompanhar o cronograma, confirmando dias e horários de entregas, serviços e verificando tudo o que já foi feito.

 

Mais valor ao seu imóvel

Além de tornar sua residência mais harmoniosa, funcional e aconchegante, uma boa reforma é capaz de valorizar o seu imóvel para o aluguel ou para a venda.

A Frias Neto Consultoria de Imóveis é responsável por uma ampla cartela de clientes. Como parceiros, realizamos anúncios em jornais, no site oficial da empresa, bem como em portais, nas redes sociais, placas e faixas diferenciadas.

Também realizamos ofertas para clientes segmentados, com relatórios de acessos aos anúncios online. Entre em contato com o nosso atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *