Skip to main content

Por que morar no interior de São Paulo?

Trânsito, poluição, aglomeração, impessoalidade, barulho, tempo perdido em locomoção, custo de vida, falta de contato com a natureza. São muitos os motivos que levam as pessoas a quererem mudar das grandes capitais. Mas para além disso, existem as vantagens em optar por morar no interior de São Paulo.

É importante que não apenas os desprazeres em viver nas metrópoles do país sejam considerados na hora de uma mudança de vida. Mas, sobretudo, priorize seus desejos por um estilo de rotina mais tranquilo, com mais tempo livre, maior qualidade de vida e bem-estar. 

Visto que o interior de São Paulo foi responsável, em 2021, por 31% do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto) não existe mais a desculpa em relação à falta de possibilidades profissionais ou falta de estrutura nestas regiões.

Ademais, das primeiras dez colocadas, entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil, sete são do interior paulista, incluindo a quarta colocação que é de Piracicaba – cidade sede da Frias Neto Consultoria de Imóveis, e que lidera nas categorias Educação, Saneamento Básico e Desenvolvimento.

Se você ainda está em dúvida sobre a mudança, conheça 4 vantagens de escolher o interior de São Paulo para viver.

 

 

  • Mais tempo

 

As mudanças geradas pela pandemia da Covid-19 acabou por instituir em muitas empresas a possibilidade do trabalho remoto. Entretanto, ainda assim o transporte e locomoção em grandes cidades é moroso e cansativo, seja para ir ao trabalho ou simplesmente fazer um passeio.

Mesmo com o avanço dos recursos tecnológicos e a ascensão do home office, o paulistano tem um tempo médio de deslocamento de 2 horas e 19 minutos por dia – dados  da Rede Nossa São Paulo, vinculada ao Instituto Cidades Sustentáveis.

Em municípios menores e com menos densidade populacional, o tráfego é muito mais fluido, o que gera economia de tempo e dinheiro – já que também reduz a necessidade de combustível.

 

 

  • Custo de vida e moradia

 

O custo de viver em cidades do interior costuma ser menor que em capitais, considerando preços de serviços, alimentos, transporte, educação e saúde. Mas essa não é uma regra. Afinal de contas, é inegável que em grandes cidades existe diversidade de opções.

Contudo, uma diferença acentuada de apresenta em produtos e serviços de mesma categoria, em especial na área de imóveis.

Viver em regiões nobres de municípios médios e pequenos não custa o mesmo valor elevado que nas metrópoles do país.

Entre as 10 cidades onde é mais caro comprar um imóvel no Brasil, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), seis delas são capitais – sendo São Paulo a campeã neste quesito, em média R$ 9.708 por m².

Casas e apartamentos novos também são um desafio de serem encontrados em regiões de densidade urbana e populacional. Cenário bem diferente ao encontrado no interior de São Paulo, onde cresce a oferta por condomínios de luxo – com espaço para oferecer uma ampla estrutura aos novos moradores: espaço pet, quadras de tênis, academia, salão de festas etc.

 

 

  • Infraestrutura: emprego, locomoção, segurança e saneamento

 

O interior de São Paulo é feito de milhares de municípios com muitas diferenças entre eles. Todavia, o agronegócio, turismo, tecnologia e indústria estão presentes em várias cidades, gerando empregos e negócios.

Outra vantagem em comum das cidades paulistas é a infraestrutura.

De acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil, São Paulo tem oito das 20 cidades do país com os melhores indicadores de saneamento.

Entre os municípios mais bem colocados estão Santos, São Paulo, Franca, Limeira, Piracicaba, São José do Rio Preto, Suzano e Taubaté.

Já a Revista Caminhoneiro elegeu, entre as 10 melhores rodovias do Brasil para caminhoneiros, todas vias paulistas. O que oferece mais conforto e segurança para quem precisa pegar estradas.

Outro atrativo das pequenas e médias cidades são estruturas como:

  • Parques, áreas de lazer, centros culturais e turísticos;
  • Segurança (pessoas se conhecem mais e há menos índice de crimes);
  • Transporte (tráfego mais tranquilo, possibilidade de trabalhar próximo de onde mora, usar o transporte público ou aplicativos de viagem);
  • Comércio, farmácias, bancos e restaurantes;
  • Ampla cobertura de internet;
  • Universidade federais, estaduais e particulares bem conceituadas.

 

 

  • Qualidade de vida: cultura, educação e contato com a natureza 

 

Mesmo com todas as qualidades já citadas, é comum que outro objetivo esteja por trás do interesse de muitas pessoas em mudar para o interior de São Paulo: a qualidade de vida.

Municípios interioranos possuem uma população menos densa, o que por sua vez oferece mais espaço para quintais, áreas públicas de lazer, parques, praças e espaços de convivência. 

O contato com a natureza é um grande diferencial. Várias cidades conservam hortos, jardins, rios, nascentes e cachoeiras. Por esta razão, o esporte de aventura é um dos atrativos de alguns municípios.

Já a cultura do interior de São Paulo se expressa nos engenhos de açúcar, no transporte de Maria Fumaça, na tradição caipira (música, culinária, dança) e em festas populares (religiosas e de referente ao produto local: Uva, Morango, Mandioca, Milho Verde etc).

Universidades de ponta também estão no interior de São Paulo, como Unicamp (Universidade de Campinas), Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entre outras.

 

 Conheça Piracicaba: IDH, Agronegócio, Ensino e Cultura

O estado de São Paulo possui 645 municípios. Por isso, não é tarefa simples escolher onde morar no interior paulista.

Para te ajudar a começar sua pesquisa, a Frias Neto Consultoria de Imóveis te apresenta a cidade de Piracicaba, localizada a 138,06 km da capital (cerca de duas horas de viagem).

Piracicaba está em quarto lugar no ranking das 100 melhores cidades para se viver no Brasil – liderando a área de Educação, de acordo com dados do Desafio da Gestão Municipal – 2021, da Macroplan.

Essa posição foi conquistada a partir de informações sobre Saúde, Educação, Segurança, Saneamento e Sustentabilidade. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município chegou a 0,785, sendo que 96% do total da população é contemplada por sistema de abastecimento de água.

Na área econômica, o agronegócio é o grande destaque. A cidade chegou a concentrar 40% das start ups do país nesta área. Entretanto, também existe um grande parque automotivo, tecnológico e industrial no município. 

Um estudo da Urban Systems colocou Piracicaba em destaque nos rankings de Melhores Cidades para Fazer Negócios, em especial nas áreas de Indústria e Educação. 

Quando o assunto é formação, entre as universidades do município estão:

  • Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz);
  • Unicamp (Universidade Estadual de Campinas);
  • Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba);
  • EEP/Fumep (Escola de Engenharia de Piracicaba/Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba);
  • Anhanguera.

Já na área de segurança, o município vem conquistando melhorias expressivas. Em 2021, Piracicaba registrou uma queda de 80% na taxa de crimes com mortes em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em cultura e lazer, o município possui dois teatros municipais, além de espaços turísticos, museus, parques e um amplo calendário de eventos. O setor de gastronomia também se destaca, com diversos tipos de restaurantes, bares e docerias.

Trabalho – No final de 2022, a Prefeitura Municipal de Piracicaba divulgou a chegada da SX Tools, do grupo Santander. A empresa de serviços vai abrir mil vagas de emprego. A estimativa é movimentar R$ 700 milhões por ano.

Considerando ainda que o salário médio dos trabalhadores formais em Piracicaba chega a 3,2 salários mínimos, maior que a média nacional, essa é uma oportunidade para buscar um novo estilo de vida com segurança e mais bem-estar.

Para encontrar seu imóvel ideal para uma nova experiência no interior, procure a consultoria de um corretor especialista Frias Neto, seja para morar ou iniciar um novo negócio. Além de especialista em imóveis residenciais prontos e lançamentos, a imobiliária também conta com um setor exclusivo voltado para imóveis comerciais, industriais e logísticos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *