Skip to main content

Design de interiores: Tendências para 2023

Em todo início de ano paira no ar a sensação de recomeço, de esperança e de determinação para tirar da gaveta vários planos. Mas para que esses bons sentimentos permaneçam ao longo do calendário, a Frias Neto Consultoria de Imóveis pontua as tendências em design de interiores de 2023 que vão te ajudar a tornar os ambientes da sua casa tão inspiradores quanto é o Ano Novo.

As tendências em design de interiores para 2023 são reflexo dos últimos anos, quando muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. Deste modo, a funcionalidade e o conforto tornaram-se essenciais para viver, trabalhar e passar o tempo com a família e amigos.

Decoração confortável

A tendência que é intitulada por alguns especialistas como decor confortável ou comfy não será novidade.

Na verdade, o estilo considerado atemporal foi muito falado em 2022, continuando em voga neste ano, especialmente quando o assunto é o design de interiores de casas e apartamentos. 

Afinal, antes de se tornar um espaço de trabalho profissional (devido ao home office), o lugar onde moramos é um local de descanso, intimidade e lazer.

Por oferecerem justamente a sensação de acolhimento e conforto, elementos naturais serão muito valorizados em 2023.

 

Design de interiores para 2023: faça um planejamento

Um ambiente que tem um estilo precisa ser planejado para que consiga se manter na atmosfera desejada.

Além  disso, o planejamento contribui para a economia de tempo e dinheiro. Pois evita desperdícios com compra de peças avulsas e por impulso.

Ter um bom plano de design de interiores também facilita a aquisição de móveis multifuncionais e que otimizam espaços. O que pode ser visto como uma forma inteligente de usar tudo o que se tem disponível.

Entretanto, vale avaliar com muita honestidade quais são suas preferências, pois no fim das contas a primeira regra é se sentir bem.

Você pode conferir 5 aplicativos para te ajudar na reforma clicando aqui. 

A partir disso, considere a seguir as tendências de design de interiores de 2023. 

 

Cor e luz

  • Luz natural;
  • Cores lavadas;
  • Cor Digital Lavander.

A luz natural é um elemento importante a ser considerado no design de interiores. Isso porque ela é mais sustentável e mais agradável aos olhos – o que proporciona mais conforto, disposição e bem-estar. 

Com isso, vale aproveitar o máximo possível das entradas de luz natural: janelas, portas, vidraças, sheeds, claraboias, entre outros. Apenas tenha atenção quanto ao local onde os raios do sol incidem, para manter protegidos os objetos do interior.

Em situações e momentos do dia em que a luz natural não é suficiente, vale considerar que cada ambiente demanda um tipo de luz específica. Portanto, é possível planejar espaços com uma luz fria, como ambientes de trabalho; ou luz quente, caso de quartos e salas de TV.

E mesmo em um único cômodo é possível ter um plano de iluminação que considere luz focal e geral.

A cor das paredes, forro, tapetes, cortinas e móveis também contribui para tornar o ambiente interno mais claro e com melhor aproveitamento da luz solar. Neste sentido, cores lavadas e tons pastéis estão em alta entre as tendências de 2023.

Contudo, uma cor está em destaque neste ano, a lavanda digital.

A lavanda digital está no espectro do lilás e violeta claro, sendo um cor que estará presente não apenas na decoração, como também na moda em geral.

É possível ainda haver uma predominância do verde, que é uma cor que remete a natureza; bem como tons terrosos, que oferecem a sensação de pertencimento, bem-estar e aconchego. 

 

Elementos naturais

  • Pedras;
  • Madeira;
  • Materiais orgânicos: fibras, algodão, lã e renda;
  • Plantas.

Os elementos naturais também são tendência de 2023 no design de interiores. Tanto os formatos quanto as texturas são bem-vindas, como é o caso das irregularidades das pedras, que das paredes podem espalhar seu formato assimétrico para outros objetos, como espelho, mesas e luminárias.

A madeira é um material que traz conforto, bem como sofisticação ao ambiente. Deste modo, deve ser usada em sua cor de origem.

Sofás, colchas, tapetes, cadeiras, mesas, cortinas, toalhas, são vários os elementos que podem seguir a tendência natural, sendo feitos de fibras, rendas, algodão, lã, entre outros.

O verde pode estar presente na decoração através da natureza. O paisagismo, ou apenas pontos decorativos com plantas, é outra tendência que há alguns anos não sai de moda. Afinal, é capaz tornar o ambiente mais vivo e alegre. Outro elemento que ganha destaque são os jardins verticais.

 

Invista no seu espaço

A Frias Neto Consultoria de Imóveis entende que o lar é o lugar preferido da maioria das pessoas. É um porto seguro, mesmo para quem ama cair na estrada.

Por isso, todo investimento em tornar sua residência um espaço de tranquilidade, aconchego e acolhimento é bem-vindo em 2023 – e em todos os próximos anos.

Ao planejar sua decoração, considere não apenas as tendências de um ano. Mas o que significam os espaços de lazer e convivência na sua casa, além dos ambientes íntimos.

Lembre-se do cantinho do café e da leitura, do closet, escritório, do espaço para se exercitar, onde as crianças e os pets poderão brincar. Ou seja, considere tudo aquilo que irá fazer a família feliz.

Caso ainda esteja buscando um imóvel para poder decorar, a Frias Neto oferece uma equipe de especialistas para te ajudar a encontrar a sua casa ou apartamento.

Converse com o nosso chat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *