Skip to main content

Conheça 5 apps que vão te ajudar na reforma e decoração da sua casa

A reforma e decoração de uma casa podem se tornar pesadelos quando realizadas sem planejamento, com custos inesperados e resultados insatisfatórios. Por isso, a Frias Neto Consultoria de Imóveis listou alguns apps que vão te ajudar nesta missão.

Os aplicativos são voltados para diversas áreas ligadas à reforma e decoração. Vão desde a organização financeira até as melhores cores disponíveis. Ou seja, tudo o que é necessário para tornar seu planejamento fácil de elaborar e executar.

O que deve ter no seu planejamento

Poeira, sujeira, móveis e utensílios fora do lugar, horários de entrega e de serviços, decisões de última hora, custos adicionais. Não são poucas as razões que levam muitas pessoas a desistirem de reformar e decorar.

Entretanto, grande parte dessas dificuldades são amenizadas quando as atividades são bem programadas e organizadas.

Uma reforma e decoração têm diversas fases, como projeto, compra dos materiais, instalação/execução da obra, organização e limpeza do espaço. Deste modo, é importante pensar no passo a passo. Na hora de colocar no papel, considere:

  • Necessidades e sonhos – É importante primeiro saber quais as necessidades e sonhos com a realização da reforma e decoração, em cada um dos cômodos da casa e área externa. Anote tudo em um único caderno ou arquivo.
  • Finanças – Orçamento disponível, levantamento de custos com materiais e mão de obra. Vale a pena comprar com antecedência para obter descontos e conversar com especialistas para não precisar refazer trabalhos.
  • Sem sujeira – Reveja e seja criativo em encontrar soluções que não precisem de quebras de parede ou reformas estruturais. Deste modo, você economiza tempo, dinheiro e cansaço. Um exemplo é fazer divisórias de ambientes com cortinas, paredes verdes, estantes, biombos, tapumes, cobogó; ou iluminar, por meio de luminárias e abajures.
  • Coloque em uma planilha – Abaixo você conhecerá diversos aplicativos que vão te ajudar em várias áreas da reforma e decoração. Para reunir todas essas informações, tenha uma planilha com tudo o que irá precisar. Ela também será útil para fazer um cronograma do passo a passo que você deverá seguir e a ordem dos serviços que devem ser realizados.

Agora que você já entende como se organizar, é hora de colocar a mão na massa. Ou melhor, no smartphone, para começar a usar os aplicativos!

 

Inspire-se: Pinterest

Primeiramente, para inspirar a reforma e decoração, você pode começar seu projeto com uma conta no Pinterest.

A rede social de compartilhamento de fotos funciona como um quadro de inspirações, revelando as tendências e também mostrando no seu feed imagens de acordo com as suas buscas e preferências.

 

Calcule: Construcalc e My Measures 

Um dos grandes desafios de uma reforma e decoração é saber o quanto de material é necessário, o que cabe e o que não cabe no local. Por isso, esses dois aplicativos são uma ótima saída.

Enquanto o My Measures é capaz de te ajudar na medição dos espaços, o Construcalc é mais voltado para o cálculo da quantidade de materiais – inclui gesso, concreto, piso, tijolos, telhas, pintura, entre outros. Ele também oferece dados precisos dos ambientes a partir de uma foto capturada pela câmera do celular. Está disponível para  Android e iOS; assim como o Construcalc. 

 

Dentro do orçamento: Guiabolso

O Guia de Bolso te ajuda a fazer um planejamento financeiro detalhado da reforma e decoração. Além de ser gratuito, está disponível para iOS e Android.

O app puxa os dados de suas contas bancárias automaticamente. Isso quer dizer que toda sua vida financeira fica mais sob controle, não somente os gastos com a obra e decoração.

 

Melhores cores: Coral Visualizer e  ColorSnap Visualizer

Existem milhares de cores disponíveis no mercado. Para avaliar qual a que você mais gosta, a partir do ambiente da sua casa, existem pelo menos duas opções que realizam simulações com fotos.

O Coral Visualizer é da marca Coral, já o ColorSnap Visualizer é da Tintas Sherwin-Williams; ambos aplicativos disponíveis para iOS e Android.

Além de usar fotos da galeria, os apps fazem fotos que podem ser salvas e até compartilhadas. Porém, é importante conferir a cor em uma loja física, pois a iluminação e configuração da tela podem alterar a precisão da cor no celular.

 

 Use a criatividade: Homestyler e Planejador de Quarto

O Planejador de Quarto é considerado um dos melhores aplicativos de decoração de interiores, oferecendo diversos elementos para você abusar da criatividade e montar os ambientes da sua casa.

Originário da loja sueca IKEA, é ideal para simular como os cômodos da sua casa, disponibilizando algumas predefinições de quarto, cozinha, sala e banheiro para você adicionar itens. Está disponível apenas para Android.

Homestyler Interior Design é um simulador, em que você usa uma foto do ambiente para ir adicionando móveis e itens de decoração tridimensionais disponíveis no app. Além de Android, também possui versão para iOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *