Skip to main content

Jardim vertical: a tendência que veio para ficar e suas vantagens

Feito para embelezar, promover o contato com a natureza, sustentabilidade e bem-estar, o jardim vertical é uma tendência que está cada dia mais atraindo público.

Na sede da Frias Neto Consultoria de Imóveis existe um grande exemplar na fachada. A estrutura aproveita a água da chuva de uma cisterna para regas automáticas, integrando-se assim às ações de ESG (Environmental, Social and Governance) da empresa.

Devido aos espaços cada vez menores das cidades, os jardins verticais crescem como uma solução para quem deseja investir em paisagismo ou cultivar plantas. Deste modo, também aumentam o número de empresas especializadas nesse tipo de jardinagem, como é o caso da piracicabana Vertigarden – responsável pelo projeto da Frias Neto Consultoria de Imóveis.

“O paisagismo de um jardim vertical é algo único, que faz toda a diferença na decoração. Torna o local mais acolhedor e cheio de vida. Para além disso, existe ainda a possibilidade de contribuir com a flora e a fauna local, alimentando pequenos animais, pássaros e insetos, promovendo ações de sustentabilidade, que são tão importantes nos dias atuais e sempre fizeram parte do nosso DNA.”, afirmou a diretora institucional da imobiliária,  Celisa Amaral Frias.

 

Como o jardim vertical se tornou uma tendência

A história revela o amor da humanidade pelos jardins e pela natureza.

Os primeiros registros de jardins datam 4 mil anos,  planejados para demonstração de poder, fartura e bonança. Também serviam como espaço de espiritualidade, visto que são um ambiente que transmitem paz e tranquilidade. Mas foi no século 16 que os jardins assumiram uma nova configuração, abertos à visitação e para a corte dos reis. 

Na modernidade, com o crescimento das cidades e a urbanização, foram diminuindo os espaços para o cultivo de jardins. Por isso, enquanto os arquitetos verticalizaram as moradias, os paisagistas fizeram o mesmo com os jardins. 

O principal nome mundial dos jardins verticais é o de Patrick Blanc. Na década de 1980, o paisagista francês ganhou notoriedade com a ideia de levar o verde para o cotidiano das pessoas. Porém, sua proposta só ganhou popularidade depois da criação de uma parede verde no Musée du Quai Branly, em Paris, em 2004.

Os jardins verticais viraram tendência devido a necessidade de qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Também pela busca de projetos de maior sustentabilidade ambiental.

10 Vantagens de se fazer um jardim vertical

Todas as ações em prol do meio ambiente são importantes, seja por parte de empresas ou de pessoas físicas. Um jardim vertical, desde que bem feito, pode ser o primeiro passo para a entrada no mundo da sustentabilidade.

Somado ao jardim vertical pode estar o reaproveitamento da água da chuva, como faz a Frias Neto; e a compostagem para adubação.

Além disso, estar perto da natureza é capaz de oferecer melhor bem-estar, aumentar a criatividade e produtividade, entre outros benefícios. Destacamos pelo menos 10 vantagens de fazer um jardim vertical:

  1. Decoração do ambiente (de maneira dinâmica, pois as plantas mudam com o passar das estações, florescendo, dando frutos, trocando de folhas);
  2. Aproveitamento de espaços (é possível instalar paredes com plantas vivas em ambientes internos, bem iluminados, e externos);
  3. Redução de barulhos (o som é amortecido pela parede verde);
  4. Melhora do relaxamento, desempenho e produtividade em ambientes de trabalho (pessoas que trabalham em um ambiente com plantas são 12% mais produtivas e menos estressadas, de acordo com estudo da Universidade de Washington);
  5. Limpeza, refrigeração e umidificação do ar (1 m² de parede verde pode absorver até 2 kg de CO2 por ano – uma árvore chega a  5,5 kg);
  6. Melhora a temperatura do ambiente (podem reduzir a perda de calor em mais de 30%);
  7. Contato com a natureza (plantas, pássaros e borboletas);
  8. Incentivo a sustentabilidade ambiental (ajuda no sombreamento ou drenagem do solo, alimenta pássaros e insetos, captura CO2 e melhora a temperatura interna, garantindo menor uso de ar condicionado);
  9. Alimentação saudável (em caso de cultivo de plantas alimentícias/hortas);
  10. Valorização do imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *