Skip to main content

Para se divertir e comer bem: Festas populares gastronômicas em Piracicaba

Cidade oferece uma gama de opções para quem deseja conhecer diferentes sabores e aproveitar com a família ou amigos. 

Percorrer as festas gastronômicas de Piracicaba é adentrar a cultura da cidade, conhecendo não somente pratos típicos, mas também pessoas, entidades, diversos bairros e manifestações folclóricas. Por isso, a Frias Neto Consultoria de Imóveis traz algumas das mais populares para conhecer ou experimentar: 

Grande parte desses eventos tem como propósito a arrecadação de renda para ajudar a desenvolver e manter projetos sociais, além da manutenção de espaços, como centros comunitários. Contudo, também são eventos importantes para movimentar a economia local, promover os artistas do município e oferecer uma atividade cultural, divertida e saborosa para moradores e visitantes.

Todas essas festas, com foco na gastronomia, são tradicionais no município e realizadas com a Prefeitura de Piracicaba. As quatro principais são:

 

 

  • Festa das Nações

 

A missão principal da Festa das Nações é arrecadar recursos para auxiliar entidades beneficentes que atuam em diversas causas sociais, além de ser o maior evento local de incentivo ao trabalho voluntário.

Realizado nos meses de abril ou maio, no Parque Engenho Central, o evento apresenta a gastronomia dos países: África do Sul, Áustria, Congo, Moçambique, Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Nações Árabes, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça. O valor arrecadado é destinado às entidades sociais da cidade.

 

 

  • Festa da Polenta

 

A Festa da Polenta é um dos eventos mais tradicionais da comunidade tirolesa em Piracicaba, Santa Olímpia. Teve sua primeira edição em 1991, com o objetivo de comemorar o centenário da fundação do bairro e acontece sempre no último fim de semana do mês de julho. Em 2023 chega a sua 26ª edição.

A programação, que entrou para o calendário oficial da cidade, reúne apresentações de grupos de dança, corais e bandas folclóricas, além da gastronomia.

A polenta é a atração principal. Servida frita, assada na chapa e também acompanhada com outras especialidades da cozinha tirolesa, como o crauti (chucrute) e a cucagna (fritada de ovos, cebola, queijo, tomate e linguiça caseira). 

 

 

  • Festa do Milho

 

A Festa do Milho de Tanquinho já está na sua 47ª edição, sendo uma das mais antigas da cidade. Acontece no bairro rural que dá nome ao evento e reúne muitas atrações musicais, com foco na música brasileira: sertanejo, samba e MPB. Em 2023 o evento foi realizado em março, com 20 opções gastronômicas, sorteios e shows.

A Festa do Milho é fundamental para manter as atividades do Centro Rural de Tanquinho, como a manutenção do espaço (com uma infraestrutura física de 310 m² e onde ficam a UBS e uma escola infantil) e das praças e áreas verdes do bairro.

Para quem quer conhecer a famosa “pamonha de Piracicaba”, com certeza essa é a festa principal!

 

 

  • Festa da Mandioca

 

Em setembro acontece a Festa da Mandioca, outra programação importante para os moradores de um bairro rural de Piracicaba. O evento é uma realização da União para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Artemis (UNI-Artemis). Em 2023, chegará a sua 17ª edição

No cardápio estão pratos salgados e doces preparados com mandioca, como escondidinho, porção de mandioca frita, sorvete, brigadeiro, manjar, mandioqueijo (como pão de queijo), bolo de mandioca, entre outros. As atrações musicais também fazem parte da programação da Festa da Mandioca.

 

Outras festas

Realizado há 10 anos, o Encontro Nordestino é promovido pelo CTN (Centro de Tradições Nordestinas) de Piracicaba com a proposta de compartilhar um pouco da cultura do Nordeste do Brasil. Além de música, o festival gastronômico e cultural é repleto de comidas típicas. As edições costumam ocorrer entre os meses de setembro e outubro.

Outras três festas que são muito tradicionais de Piracicaba, em que a comida está muito presente, mas não é o foco, são: a Festa do Divino Espírito Santo, que possui um texto próprio no blog, a Festa do Peão e a Festa de São João de Tupi.

A Festa do Divino Espírito Santo é conhecida por jantares e sorteio de uma leitoa assada e em 2023 chega a 197º edição. Já a Festa do Peão está agendada para este ano entre os dias 11 a 19 de agosto e  entre as atrações gastronômicas está a costela de chão.

A Festa de São João de Tupi é outra programação importante para a cultura local. Após três anos de pausa (devido a pandemia), o evento retorna em 2023, em sua 88ª edição. Serão dois dias de festa, 23 e 24 de junho, no bairro rural de Tupi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *