Skip to main content

XV de Piracicaba mantém há mais de 100 anos o amor ao futebol

Time é uma das grandes paixões da cidade. 

 

O XV de Piracicaba, também conhecido como Nhô Quim, é um tradicional clube de futebol do Brasil, com mais de 100 anos de atuação. Sua fundação ocorreu em 15 de novembro de 1913, por um grupo de jovens apaixonados pelo esporte, com o intuito de promover o futebol na região. O primeiro presidente do time foi o Capitão Carlos Wingeter. Hoje, a Frias Neto Consultoria de Imóveis traz um pouco sobre a história para os apaixonados por futebol ou por Piracicaba

Na época de sua estreia, os jornais Gazeta e o Jornal de Piracicaba publicaram a nota: “Será inaugurado hoje, nesta cidade, mais um clube de foot-ball, intitulado 15 de Novembro”. 

Os primeiros anos do XV de Piracicaba foram marcados por disputas amadoras e jogos contra equipes de cidades vizinhas. Com o tempo, o clube se fortaleceu e começou a participar de competições oficiais. Em 1933, o time conquistou seu primeiro título importante, o Campeonato Paulista do Interior.

Na década de 1950, o XV de Piracicaba viveu seu auge. Sob o comando de técnicos talentosos e contando com jogadores habilidosos, o clube obteve grandes resultados. Em 1952, sagrou-se campeão paulista da Segunda Divisão, garantindo o acesso à elite do futebol estadual.

O alvinegro piracicabano manteve-se na primeira divisão por vários anos e teve boas campanhas, inclusive alcançando a sexta colocação no Campeonato Paulista de 1959.

Após esse período, o XV de Piracicaba teve altos e baixos em sua trajetória. O clube alternou participações entre a primeira e a segunda divisão do Campeonato Paulista, enfrentando dificuldades financeiras e estruturais em alguns momentos. No entanto, o XV sempre contou com o apoio fervoroso de sua torcida, que nunca deixou de acreditar no potencial do time.

Em 2011, o XV de Piracicaba viveu um dos momentos mais memoráveis de sua história recente. O clube conquistou o acesso à Série D do Campeonato Brasileiro e, no ano seguinte, alcançou o tão sonhado acesso à Série C, terceira divisão nacional. Nos anos seguintes, o XV de Piracicaba seguiu competindo nas divisões de acesso do futebol brasileiro.

O clube destaca-se pela qualidade de sua base e revelação de jovens talentos, que posteriormente se transferiram para grandes equipes do Brasil e até mesmo para o exterior.

Embora o XV de Piracicaba não tenha conquistado títulos de expressão nos últimos anos, mantém viva a sua tradição e o amor dos torcedores, que ocupam as arquibancadas do Estádio Barão de Serra Negra com as cores do time, branco e preto, cantando em coro o hino do clube – especialmente o hino popular.

Hoje – Atualmente, o XV de Piracicaba está competindo no Brasileirão na Série D. Sob os comandos do técnico Cléber Gaúcho, até o início de junho o time estava invicto na competição. O Nhô Quim também integrou a Série A2 do Campeonato Paulista, ficando em 4º lugar na tabela. O presidente do clube é Luis Guilherme Schnor. 

 

Hino e mascote – O XV de Piracicaba ficou conhecido no Brasil, e até fora dele, por ter torcedores muito apaixonados, que carregam sua bandeira por onde vão. Mas além disso, o time é muito conhecido pelo hino popular, que é também chamado de caipira. 

Essa canção é mais famosa que o hino oficial, feito em 1960 por Anuar Kraide e Jorge Chaddad. A música popular foi criada por estudantes da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), que cantavam para brincar com o sotaque local. Porém, com o tempo, os quinzistas resolveram assumir a canção e acrescentaram os versos: “já que tá que fique” e “XV, crá, crá, crá”.

Já o mascote do XV de Piracicaba é o personagem Nhô Quim, um caipira de chapéu de palha. A figura mais conhecida foi desenhada por Edson Rontani, em 1948. Neste ano,  devido ao acesso à Primeira Divisão de Profissionais (marco chamado de Lei do Acesso), vários cartunistas passaram a criar caricaturas que representavam o alvinegro piracicabano. Nino Borges criou o boneco, que foi batizado de Nhô Quim pelo redator-chefe de A Gazeta Esportiva, Thomaz Mazzoni. Com a popularidade do personagem, Rontani criou a sua versão, que se popularizou e tornou-se o mascote do clube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *