Frutas, legumes, verduras, pamonha e outros produtos típicos, além de opções de alimentos para comer no local, como o famoso pastel com um refrigerante caçulinha. São muitos os aromas e sabores disponíveis no Mercado Municipal de Piracicaba, conhecido também por Mercadão. O espaço oferece uma ampla variedade de opções de produtos para quem mora e visita a cidade. Mas para além do comércio, o local faz parte da história da cidade. A Frias Neto Consultoria de Imóveis traz um breve resumo para conhecer este local tão especial da história de Piracicaba.
Fundado em 5 de julho de 1888, o Mercado Municipal foi tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) em março de 1986, devido à sua importância histórica, urbanística e cultural para o município. Sua construção deve-se à insistência em relação ao assunto, encabeçada pelo antigo jornal Gazeta de Piracicaba. A luta começou a ser travada em 1882, quando o proprietário, Joaquim Borges da Cunha, afirmava que era “uma falta, falta grave” a cidade não ter um mercado.
Alguns lugares foram considerados antes, mas os comerciantes da rua Governador conquistaram o lugar que queriam, no encontro da rua do Comércio com a rua Esperança. Depois de quase um século, os nomes das ruas mudaram. Deste modo, para quem não conhece, o Mercado Municipal de Piracicaba fica entre as ruas Dom Pedro I e Dom Pedro II, em frente a rua Governador Pedro de Toledo, na praça Doutor Alfredo Cardoso, 1336, Centro.
O espaço passou por duas ampliações, uma na década de 1930 e outra em 1958. Nesta segunda reestruturação, feita por Paulo Elias Pecorari, o Mercadão perdeu diversas características originais para tentar ficar mais moderno e atender a demanda da cidade. Em 2010 foi celebrada uma parceria entre a Prefeitura e a Ascomep (Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal de Piracicaba) para gestão público-privada.
Prestes a completar 135 anos, em 2023, o Mercado Municipal de Piracicaba possui mais de 30 boxes e 60 permissionários. A família Usberti dirige o negócio mais antigo do local, o Açougue Usberti, que existe há 88 anos.
A história do Mercado Municipal reflete o desenvolvimento da sociedade piracicabana. Sua inauguração atendia às necessidades de higiene da época e também facilitava para a população encontrar produtos – antes disso muitos dependiam de mascates. A arquitetura prima por manter um ambiente interno fresco e, desde sempre, o projeto contemplou oferecer estacionamento. Com produtos de qualidade e negócios que passam de pai para filho, o local é conhecido por toda a população da cidade, sendo um ponto de referência.
Atualmente, você pode encontrar no Mercado Municipal de Piracicaba boxes de vendas de frutas, cereais, legumes, hortaliças, carnes e demais produtos alimentícios de primeira necessidade, além de floricultura, sorveteria, tabacaria, utensílios domésticos e artigos religiosos, padaria, pet shop, cafeteria, choperia, pastelaria, entre outros.
Por tudo isso, visitar o Mercado Municipal de Piracicaba é uma ótima atividade para fazer sozinho ou acompanhado.
SERVIÇO
Mercado Municipal Piracicaba
De segunda à sexta-feira, das 6h às 17h30; sábados, das 6h às 13h; e domingos e feriados, das 6h às 12h.
Endereço: Praça Doutor Alfredo Cardoso, 1336, Centro (entre as ruas Dom Pedro I e Dom Pedro II, em frente a rua Governador Pedro de Toledo).