Frias Neto destaca motivos para contar com uma consultoria exclusiva na realização do seu negócio
Se você está procurando o imóvel ideal para investir em sua empresa, seja para iniciar ou expandir seu negócio e deseja realizar a compra do imóvel, deve-se levar em conta cada detalhe para uma transação transparente e segura: são diversas taxas, impostos e questões legais que assegurarão que o imóvel não cause estresses. Por isso, a Frias Neto Consultoria de Imóveis, através de seu departamento exclusivo voltado para imóveis comerciais, industriais e logísticos, listou alguns pontos importantes que são necessários em toda negociação.
Quais são os documentos necessários?
Do lado do comprador, serão necessárias cópias dos seguintes documentos para redigir o contrato de compra e venda:
- Registro Geral (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de Residência atualizado;
- Comprovante de Estado Civil;
- Contrato Social da empresa;
- Última Alteração Contratual;
- Cartão do CNPJ;
- Balanço atualizado.
Já referente aos documentos do proprietário:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Registro Geral (RG);
- Comprovante de Estado Civil;
- Comprovante de Residência atualizado.
Além destes documentos, são necessárias quaisquer ações na Justiça, processos cíveis, interdições, tutela, curatela, protestos de título e ações das Fazendas Municipal e Estadual de cada um dos proprietários, a fim de avaliar a segurança do investimento feito.
No caso de pessoas jurídicas, outros documentos devem ser incluídos:
- Cópia autenticada do Contrato ou Estatuto da empresa em sua última atualização;
- Cópia do Contrato Social ou Estatuto Social na Junta Comercial e alterações (se for o caso); ,
- Certidão negativa de débitos estaduais, no INSS, Justiça Federal e Justiça do Trabalho.
O imóvel também deve possuir documentos que provem a sua legalidade:
- Certidão negativa vintenária de ônus reais;
- Cópia autenticada da escritura definitiva;
- Certidão negativa de impostos ou cópia do carnê de impostos dos últimos cinco anos;
- Cópia autenticada do IPTU do ano;
- Averbação da construção junto ao Cartório de Registro de Imóveis;
- Certidão negativa de débitos condominiais (em imóveis usados);
- Planta do imóvel ou croqui com dimensões aprovadas pela prefeitura.
E quais são as taxas e impostos envolvidos na transação?
Além de se atentar às características do contrato de compra e venda, é importante lembrar que nesse processo existem diversos custos que vão desde autenticação de documentos juntos a um cartório até mesmo taxas pagas à prefeitura e imobiliária. Para que você não se sinta lesado e faça um preparo correto desses custos no seu orçamento, aqui está uma lista mais detalhada do que considerar:
- Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
- Escritura
- Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário
- Registro do Imóvel
- Seguros e Vistoria
- Certidões
É importante contar com uma consultoria que revise todos os pontos e te auxilie de ponta a ponta no processo, garantindo o melhor negócio com transparência e segurança. Se você deseja encontrar o local ideal para sua empresa, conte com os especialistas Frias Neto For Business, para encontrar os melhores imóveis comerciais, industriais ou logísticos.