A equipe de ciclismo Green Piracicaba ArcelorMittal/Shimano/Selam/Frias Neto/Colner/Maxxix está disputando a 2ª Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, que começou ontem e se estende até o domingo (12).
Nessa prova, a Green contará com os seguintes ciclistas: Eriberto Medeiros, Jean Marcel da Silva, Rodrigo Melo, Marcos Novello e os jovens Rodrigo Quirino e Alessandro Guimarães.
A prova acontece nas rodovias gaúchas e vai reunir atletas do Brasil e de outros oito países, entre eles Noruega, Estados Unidos e México.
A 2ª Volta Ciclística do Sul, nesses cinco dias de competição, 835,5 quilômetros de estradas.
Segundo a técnico da equipe piracicabana, Edgardo Simon, a expectativa da equipe Green é ficar entre os melhores na classificação geral. “Estaremos apontando como líder Eriberto Medeiros, que é o atleta mais experiente e mais forte que temos neste momento, para este tipo de qualificação. Temos também o objetivo secundário com a camisa verde, que é a classificação de melhor sprintista, o corredor mais completo da volta (classificação por pontos), pois também temos um atleta com muitas possibilidades, que é Rodrigo Melo, com quem também temos possibilidades de ganhar etapas”, explicou o treinador.
O campeão individual de 2014, o chileno José Rodríguez, não participa desta edição. Na disputa por equipes (compostas por seis ciclistas), a Funvic/São José dos Campos defende o título de 2014. São 12 times brasileiros inscritos. Entre os estrangeiros, destaque para a empresa profissional norte-americana Team Novo Dornisk, formada exclusivamente por atletas com diabetes.
A prova, que é realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), tem a supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa.
O técnico ainda disse que seria bastante relevante uma boa classificação indivuduais da Green. Ele declarou que a Volta Internacional tem alto nível e, por isso, fazer um prognóstico não é tarefa fácil. “Ainda possuímos grandes chances na categoria sub 23 com Alessandro e Rodrigo Quirino, dois atletas novos da equipe, que estão agora adquirindo experiência, mas bem focados e com muita carga de trabalho em cima. Acreditamos que vão ser protagonistas desta volta”, afirmou Edgardo Simon.
CIDADES
Nessa edição foram incluídas mais três cidades: Sapiranga (que substitui Porto Alegre na largada da primeira etapa), São Francisco de Paula (em vez de Bento Gonçalves) e Farroupilha, ponto de chegada da Volta Ciclística. Caxias do Sul, Portão, Cambará do Sul e Torres completam o roteiro.
Hoje serão 152 km de pedalada nas cidades de Torres e São Francisco de Paula.