Produção de cana-de-açúcar
Fábrica da Hyundai Motors Brasil, em Piracicaba
Fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, a 18 quilômetros de Piracicaba
Fábrica da Caterpillar Brasil em Piracicaba
Nos quase 250 anos desde a fundação da cidade, muita coisa mudou. A Piracicaba caracterizada pela tradição cultural e economia agroindustrial se transformou e virou centro de referência no Estado de São Paulo. Ganhou parque industrial diversificado, recebeu empresas de classe mundial e se tornou uma das maiores geradoras de emprego do país.
Foto: Rubens Chiri/Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Hoje, com cerca de 400 mil habitantes, está ranqueada como o 34º maior PIB do país (dado de 2013 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a 37ª melhor cidade para se investir em imóveis e sede do Aglomerado Urbano de Piracicaba, uma das mais importantes regiões econômicas do Estado de São Paulo, com 23 municípios e 1,4 milhão de habitantes.
Está conectada à Região Metropolitana de Campinas por meio de uma malha viária que contribui para o posicionamento da cidade como a 6ª e a 23ª exportadora do Estado e do país, respectivamente (2011).
O melhor é que não perdeu seus encantos. A cidade cortada por um rio famoso, cantado em prosa e verso, é reconhecida por suas belezas naturais e pela hospitalidade de sua gente, que recebe de braços abertos aqueles que pelos motivos mais variados – trabalho, estudo, recomeços – escolhem Piracicaba como lar.