Skip to main content

Celisa Frias – Mulheres de sucesso – Editora Luxor

Celisa Frias tem sensibilidade na alma, tornou-se uma mulher de sucesso ainda na juventude, quando foi inserida profissionalmente no universo da música clássica, cuja carreira foi muito promissora, lecionando violino erudito até os 42 anos. Também foi regente da orquestra infantil, infanto-juvenil e de jovens, diretora da Sociedade de Cultura Artística de Piracicaba e, ainda, dedicou-se às causas sociais.

No âmbito empresarial, passou a integrar, de forma efetiva, o quadro da Frias Neto Consultoria de Imóveis, empresa que toca com seu marido Angelo Frias Neto há 10 anos. Passou pelo Departamento de Marketing e, hoje, é diretora de Eventos, sócia-proprietária e membro do conselho da empresa. “Mais recentemente, assumi a diretoria de Relações Institucionais, formalizando um trabalho que desenvolvo desde o início, de aproximação com a comunidade, com as entidades da sociedade civil, com os projetos de responsabilidade social e de sustentabilidade”.

A chave para o seu sucesso? O otimismo. A respeito dele, diz: “Faz-me uma pessoa forte o suficiente para enfrentar todos os desafios da vida”.

 

Atuação profissional e negócios

Quais são os planos para o seu negócio nos próximos anos?

Dar prosseguimento a um pro- jeto de longo prazo, baseado em planejamento estratégico e focado na busca permanente da melhoria do atendimento ao nosso cliente.

Perspectivas atuais

Para você, qual o principal apelo trazido pelo Dia Internacional da Mulher?

Acho que traz à tona a importância da sensibilidade e da força femininas, que fazem com que o mundo ainda seja viável. São elementos geradores da esperança, aquela que nos faz acreditar que os obstáculos podem ser superados e que as dificuldades podem ser vencidas.

Como está encarando esse momento político-econômico do país?

Com muita preocupação, especialmente pelos impactos sobre a economia e sobre a vida dos cidadãos, que se tornaram apenas vítimas da corrupção e da má gestão. Redução da atividade industrial, desemprego, queda de poder aquisitivo, redução do consumo são situações que têm nos atingido de forma contundente. Não podemos mais aceitar isso.

 

Ser Mulher X ser Empresária

Quando identificou o seu potencial empreendedor?

A atuação como violinista profissional por muitos anos, diretoria cultural da Sociedade de Cultura Artística de Piracicaba e diretoria executiva da Escola de Música de Piracicaba, foram experiências preponderantes para essa percepção. Nessa fase, tive a oportunidade de desenvolver projetos culturais e de conhecer com profundidade ferramentas, como as oferecidas pela Lei Rouanet, que me ajudaram na concretização de vários projetos. Ao chegar à Frias Neto, apesar da diferença de área, a experiência anterior facilitou a transição.

Alcançar o sucesso para mim é:

É poder compartilhar com minha equipe de trabalho cada vitória, cada passo. É, ao final de cada dia, desfrutar de um sentimento ímpar de dever cumprido.

Como lida com o fato de ser reconhecida e admirada como uma mulher de negócios?
Com muita alegria. Saber que estamos nessa maravilhosa aventu ra que é a vida e que nosso trabalho não passa despercebido faz toda a diferença. É motivador!

O que você acredita ser determinante para mulheres que desejam alcançar o sucesso em seus empreendimentos?

Acho que estar sempre junto, acompanhar o dia a dia do negócio, estar atenta aos acontecimentos e poder interferir na direção das coisas. E, claro, o principal, amar seu negócio, amar seu trabalho. Sem amor, nada floresce.

Qual acredita ser o maior obstáculo/desafio das mulheres empreendedoras no Brasil?

As mulheres têm evoluído muito e credito esse avanço ao fato de elas estarem apostando mais na sua percepção. Obstáculos e desafios precisam ser superados com inteligência e fé.

Por que é importante incentivar o empreendedorismo no Brasil, principalmente entre as mulheres?

 

O Brasil é um país jovem e precisa de muito fôlego para sair da condição de subdesenvolvi mento que ainda o persegue. O que fica claro é que, independente de gênero, o mundo dos negócios exige dedicação, determinação, competência, percepção e muito amor pelo que se faz. E essas são características muito fortes no universo feminino, estão presentes na administração de uma casa, na condução dos filhos, no gerenciamento de uma empresa.

O certo é que a capacidade de negociação, a intuição, a forma de olhar o mundo com mais ternura e firmeza, ao mesmo tempo, têm garantido às mulheres sucesso no mundo corporativo.

Tem algum sonho que ainda não realizou?

Compartilho o sentimento universal do entendimento, da compreensão entre os homens e as nações, da valorização da essência e do respeito à vida. No dia em que a humanidade prestar atenção na importância disso, não teremos mais guerras ou conflitos étnicos lamentáveis, que nos chocam profundamente.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *