Skip to main content

Conheça os benefícios de ter uma área externa com plantas

Existem dois tipos de pessoas no mundo, as que amam plantas e as que ainda não descobriram que amam plantas. Brincadeiras à parte, a verdade é que o contato com a natureza pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental, além de contribuir para a beleza e o conforto de ambientes internos e externos.

Para você que ainda não decidiu o que fazer de decoração e paisagismo na área externa de sua residência, ou está querendo fazer algumas mudanças, a Frias Neto Consultoria de Imóveis te dá algumas razões para tirar esse projeto do papel:

 

 

  • Purificação do ar

 

As plantas absorvem dióxido de carbono e outras toxinas do ar e liberam oxigênio, tornando o ar mais limpo e saudável.

Se pensarmos em áreas externas com acesso a terra, é possível até mesmo investir em árvores grandes, que têm um papel de purificação do ar ainda maior. Quando adulta, uma árvore pode ser capaz de absorver cerca de 22 kg de CO2 por ano (em média), além de  produzir cerca de 118 kg de oxigênio neste mesmo período. 

Pensando em ajudar o meio-ambiente, a Frias Neto, incentiva ações em ESG, como o plantio de mudas realizado e também a adoção de jardins verticais

 

 

  • Redução do estresse

 

Estudos mostram que a presença de plantas em ambientes fechados pode reduzir o estresse e melhorar o humor. Em se tratando de quintais, jardins, varandas e entradas de casa, a lógica é a mesma.

O contato com a natureza é capaz de melhorar o humor, o sistema imunológico, a saúde cardiovascular e redução da pressão arterial, além de afetar positivamente o sono.

 

 

  • Estímulo à criatividade

 

Estima-se que existam entre 250.000 e 300.000 espécies de plantas em todo o mundo, das quais muitas são cultivadas como plantas ornamentais, decorando as nossas casas, trabalho e cidade. 

Essa diversidade toda ainda se amplia considerando a dinamicidade delas, suas fases que variam de acordo com as estações e períodos da vida. Ou seja, as plantas não são estáticas e nos fazem lembrar que o que está vivo nunca está parado.

Não por acaso, a presença de plantas pode estimular a criatividade e aumentar a produtividade no trabalho, dentro de casa, e em outras atividades do cotidiano. 

 

 

  • Melhora da saúde mental

 

Cuidar das plantas pode ser uma forma terapêutica de aliviar a ansiedade e a depressão. A jardinagem e o paisagismo são atividades simples, mas que demandam atenção, foco e responsabilidade para manter as plantas vivas e bonitas. Mesmo para quem tem pouco tempo, existem opções resistentes e recomendadas para marujos de primeira viagem.

 

 

  • Beleza e decoração

 

As plantas podem trazer beleza e aconchego ao ambiente, além de complementar a decoração – preenchendo espaços, dando vida, cor e aromas para uma área da casa.

Combinar texturas, cores, formatos e tamanhos nem sempre é tarefa fácil. Por isso, surgiu a profissão de paisagista – que é a pessoa responsável por projetar as combinações dentro de um determinado espaço.

Você pode colocar a mão na massa somente reunindo as plantas que mais gosta e que são indicadas para o seu local. A própria beleza das plantas cumprirá a função de embelezar o espaço. Contudo, se desejar um jardim mais bem projetado, vale a pena investir no serviço de paisagismo.

 

 

  • Contato com a natureza

 

Quando abordamos o contato com a natureza é além da relação com a própria planta. Quem tem jardim ou vasos sabe que cedo ou tarde vão aparecer insetos, pássaros e outros bichinhos. Para quem tem crianças, essa é uma ótima oportunidade para conversar sobre ecologia e como o meio ambiente está conectado, plantas e animais.

 

Tendências de plantas em 2023

Agora que você já tem bons motivos para investir nas plantinhas na área externa da sua casa, é hora de escolher quais delas você vai cultivar.

Antes de tudo, vale lembrar que muitas plantas são tóxicas. Deste modo, se você tem filhos ou pets existem duas opções: adquirir plantas que não ofereçam esse risco (um catálogo menor); ou colocar as plantas em lugares inacessíveis – especialmente sem supervisão.

A tendência do paisagismo é investir na biodiversidade brasileira. Considerando o tamanho do Brasil, é importante considerar as espécies nativas da região, o que irá ajudar a economizar água, adubo, entre outros. 

Plantas pequenas também são outra tendência do paisagismo, em especial para ambientes internos. Vale investir também em: canteiros elevados, jardins em vasos, a cor terracota (vasos), móveis em madeira, design biofílico, jardins sustentáveis e hortas em casa.

 

Confira algumas plantas que estão em alta, dicas da Frias Neto:

Orquídeas

O National Garden Bureau declarou 2023 como o Ano da Orquídea. Entre as que estão sendo muito procuradas está a Orquídea-com-babador (Zygopetalum sp), uma espécie brasileira que recebe esse nome pois possui uma “saliência” que faz com que ela pareça estar com um babador pendurado.

 

Cróton 

O Cróton é uma planta de fácil cultivo e que tem como característica ter folhagens muito coloridas. Em alta está a espécie Codiaeum variegatum, com uma folhagem de tamanho médio e muito brilhante. 

 

Begônia 

A Begônia é outra espécie de fácil cultivo, que conquistou espaço entre os amantes da jardinagem. Entre as que estão no topo das escolhas está a Begônia Viking, uma planta bastante rústica, contudo, além de não ser tóxica para os pets, também é comestível.

 

Maranta Cascavel

A Maranta Cascavel, ou Calathea Insignis/ Calathea Lancifolia , foi eleita pela 1-800-Flowers como a planta do ano de 2023. Suas folhas parecem pintadas à mão. É muito resistente, mas precisa ficar à sombra.

 

Crisântemo

O crisântemo, Chrysanthemum, voltou à moda. Duas vantagens da espécie é que existem diversas cores de flor, além disso, floresce o ano todo. Para quem gosta de surpreender gastronomicamente, a planta também pode ser utilizada para alimentação humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *