Skip to main content

Decoração: invista nas cores para mudar os ambientes

As cores têm um papel fundamental na decoração de um ambiente, influenciando o humor das pessoas e criando diferentes sensações, dependendo do objetivo da decoração. A escolha das cores certas pode fazer com que um espaço pareça maior, menor, mais acolhedor, relaxante ou estimulante. 

Por isso, definir a paleta de cores é uma das principais tarefas dos designers de interiores, arquitetos e decoradores, a partir do desejo dos clientes. Para te ajudar nesta missão, a Frias Neto Consultoria de Imóveis explica o que considerar na hora de escolher as cores para sua casa, apartamento ou outro espaço, como escritórios ou empresas, que estejam precisando de uma boa tinta.

 

Criando o ambiente

A cor pode ser usada para destacar pontos focais em um espaço, criar contraste e equilíbrio ou simplesmente adicionar um toque de personalidade. Cores quentes, como o vermelho e o amarelo, tendem a ser estimulantes e energizantes, enquanto cores frias, como o azul e o verde, tendem a ser relaxantes e calmantes.

As cores também podem ser usadas para refletir a personalidade e estilo do proprietário ou habitante do espaço. Por exemplo, uma pessoa que prefere um estilo mais moderno e minimalista pode optar por cores neutras e limpas, como o branco, cinza e preto. Já uma pessoa que prefere um estilo mais ousado e colorido pode optar por cores vibrantes e vivas.

Portanto, a escolha das cores certas na decoração é importante não apenas por razões estéticas, mas também por seu impacto no bem-estar e na atmosfera do espaço.

Para você criar a sua própria paleta de decoração considere:

  • Preferências pessoais;
  • Estilo da decoração;
  • Tendências;
  • Possibilidade de fazer combinações, usar contrastes e texturas (não apenas parede, mas móveis, luminárias, cortinas, tapetes e outros itens decorativos).

 

Um estilo boho costuma ter cores como caramelo, creme, azul escuro, branco, madeira avermelhada, verde e terracota. Já uma decoração clássica terá creme, off-white, branco, marrom, dourado, prateado e madeira escura. Enquanto o estilo industrial é composto por preto, branco, cinza, creige (bege + cinza), madeira e verde.

Ou seja, cada estilo de decoração já traz consigo algumas cores que são mais comuns. 

Vale ainda destacar que cores dependem de luz para serem vistas. Deste modo, na hora de projetar sua decoração, avalie como a iluminação incidirá no local: luz natural, luz artificial, geral, focal etc.

 

O básico das cores

É possível dividir as cores entre as cores quentes e frias. A primeira é composta por tons que lembram calor, têm um fundo mais amarelado e trazem uma sensação de conforto e aconchego aos ambientes.  Já as frias possuem um fundo mais azulado e dão a impressão de maior distanciamento.

Confira mais sobre cores específicas, que são muito comuns de serem encontradas nas residências.

 

Branco

A cor branca ou alguma variação como o off-white, é uma das mais usadas quando se busca dar ao ambiente um sensação de tranquilidade, além de valorizar os móveis e outros itens de decoração.

 

Azul

Existe uma grande diversidade de tons de azul, mas de maneira geral, essa é outra cor que transmite tranquilidade. Costuma ser recomendado para dormitórios, espaços de relaxamento, ambientes de estudo e banheiro. 

 

Terracota

A terracota é considerada uma cor quente e estimulante, boa para a criatividade e a comunicação. Está entre os tons terrosos, por isso, também oferece uma sensação de estar mais perto da natureza e do solo, o que traz sensação de pertencimento e aconchego.

 

Prata, dourado ou cobre

As cores mais comuns de metais (torneiras, maçanetas etc) são prata, dourado e cobre. A prata está em quase todas as residências, mesmo que apenas em um detalhe. Ela é uma cor de fácil combinação  e pode até ser considerada neutra. Enquanto o dourado remete a uma decoração mais clássica e sofisticada. Por isso, precisa ser usadada com moderação para não ficar exagerada

O cobre é um tom metálico menos usado, mas é uma cor que fica muito bem combinada com tons pastéis, madeira e branco.

 

Escolha com tecnologia

Para ficar mais fácil de escolher quais cores usar na sua casa, existem alguns sites e aplicativos. A Frias Neto Consultoria de Imóveis destaca 3 deles:

  1. Color Adobe – a partir do círculo cromático é possível criar paletas de cores a partir de cores análogas, complementares, entre outras. Além disso, você consegue usar imagens como referência e salvar sua paleta com o número das cores em RGB.
  2. ColorSnap Visualizer –  possibilita experimentar instantaneamente qualquer cor da Sherwin-Williams em suas próprias paredes, em tempo real. 

Suvinil  – O aplicativo Simulador de Cores da Suvinil proporciona uma forma de testar a cor de tinta na parede, permitindo que você compare e combine diferentes tonalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *