Skip to main content

Entenda: Financiamento de Imóveis Descomplicado

Frias Neto destaca as principais dúvidas quando o assunto é a forma de pagamento ao adquirir o imóvel ideal 

 

Que os imóveis são moeda forte, e um excelente investimento, você já sabe. Para muitos, o financiamento imobiliário se apresenta como uma maneira mais simples de conquistar o imóvel ideal e uma das melhores alternativas para facilitar a compra de um imóvel, seja casa, apartamento ou mesmo um imóvel comercial. 

 

Por isso, a Frias Neto Consultoria de Imóveis traz um panorama para entender melhor sobre como funciona o financiamento imobiliário: 

 

Como funciona e o que é? 

 

O financiamento é uma alternativa para viabilizar a compra de um imóvel, dividindo seu valor em parcelas, que são mensais. O recurso costuma funcionar a longo prazo, principalmente devido à incidência de taxas, condições e juros, mesmo que sejam considerados um dos mais baixos do mercado. 

 

Para quem deseja realizar o financiamento de um imóvel, deve contar com os bancos, que são facilitadores do processo através do crédito imobiliário, com taxas diferenciadas e facilidade de obtenção. 

 

De uma forma objetiva, o financiamento imobiliário funciona como um empréstimo, onde o cliente recorre a instituições para ter o valor necessário para o imóvel. Ao ter a aprovação e fechar o contrato, o imóvel fica ligado ao cliente, que paga as parcelas mensais.

 

Quais imóveis podem ser financiados? 

 

Qualquer tipo de imóvel residencial ou comercial urbano pode ser financiado através deste método, desde que seja devidamente legalizado. Porém, as condições de financiamento diferem de acordo com o banco, como taxas, a duração do contrato e o valor do imóvel que será financiado. 

 

Os financiamentos podem ser realizados com a utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) (SBPE) e também diretamente com a construtora, que possui maior flexibilidade de negociação.

 

Quais são as fases do financiamento? 

 

Para esclarecer esta dúvida voltada ao imóvel que você deseja, é necessário a consulta de um especialista, porém, para quem deseja financiar um imóvel, as fases “básicas” se mantêm as mesmas. Primeiro, a escolha do imóvel… 

 

O próximo passo é a análise de crédito, onde são enviados os dados do cliente à instituição financeira, ou seja, o banco irá avaliar o perfil, renda e outras informações para conceder ou não o financiamento. Após a aprovação e definição do plano de pagamento, a instituição envia um profissional para avaliar se está de acordo com o valor de mercado. 

As próximas etapas básicas garantem que a negociação seja transparente, o banco irá avaliar as questões jurídicas, intermediando a negociação, e, dependendo da análise, solicitando outros documentos para a sequência do processo de compra. Com todas as informações corretas e o processo concluído, é elaborado o contrato para assinatura de todas as partes. O passo final neste processo envolve o registro do imóvel em cartório, para que, uma vez que todas as etapas sejam cumpridas, o cliente assuma os pagamentos das parcelas mensais e tenha seu imóvel próprio. 

 

Como o profissional autônomo pode comprovar a renda? 

 

A comprovação de renda é imprescindível para o processo de financiamento imobiliário. No caso dos profissionais autônomos, que possuem uma renda informal, é possível comprová-la através do extrato da conta corrente, do limite do cartão de crédito, mensalidades escolares e até do seguro de automóvel.

 

É possível fazer uma simulação do financiamento imobiliário? 

 

Sim, e quem irá dispor das informações para realizá-la e explicar o processo ao cliente é o corretor especialista, e esta será feita em cima do valor do imóvel desejado e com  a renda do cliente. Através da simulação, este poderá indicar quanto o cliente conseguirá financiar, o valor de entrada e quais imóveis da carteira se encaixam ao perfil desejado. 

 

Conte com um departamento +exclusivo para você! 

 

Além de um time de mais de 100 corretores especialistas, a Frias Neto possui o Departamento de Crédito Imobiliário que acompanha todo o processo de financiamento para os clientes que adquirem imóveis utilizando financiamento imobiliário sem custo adicional ao cliente.

 

A imobiliária visa facilitar a gestão do imóvel de maneira transparente, garantindo que a experiência seja exclusiva e por isso destaca-se, por 11 anos consecutivos, a imobiliária mais lembrada em Piracicaba

 

Para consultar um especialista, clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *