Skip to main content

Imóvel é moeda forte: Entenda a influência da Taxa Selic no mercado

Em nossa empresa, nos habituamos a repetir a frase: “os governos passam, os imóveis ficam”, afinal, o mercado imobiliário não é somente estável mas vivencia em 2024 um momento extremamente otimista. No dia 20 de março, o Banco Central do Brasil anunciou um corte na taxa Selic de 11,25% para 10,75% e, com isso, a taxa básica de juros do Brasil foi cortada pelo Copom pela sexta vez seguida, com perspectivas de novas reduções até o final do ano. 

 

Pois com a queda da taxa básica de referência, Selic, o rendimento das aplicações financeiras vão reduzindo cada vez mais. Ou seja, este é o momento ideal para investir, afinal, com a taxa em queda, também caem o valor das parcelas de financiamento tornando o momento propício para que pessoas realizem a compra do primeiro imóvel, ou, investidores diversifiquem seu portfólio através do mercado imobiliário

 

O lema que dá título a este artigo, “imóvel é moeda forte”, pode ser simplificado através das múltiplas vantagens que este investimento traz a quem se propõe a fazê-lo: além do retorno estável e seguro ao longo do tempo, propriedades podem ser usadas como garantia em empréstimos ou outras transações financeiras e, principalmente, um imóvel é valorizado com o tempo, fornecendo um retorno significativo para vendas futuras, além da possibilidade, dependendo do imóvel, de um resultado  renda recorrente em locação. 

 

Hoje, apresento algumas vantagens para você que está tentado a se juntar ao momento otimista do mercado. Cabe considerar, primeiramente, que segundo pesquisa divulgada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), entre 2022 e 2023 houve um aumento de 38% no valor do metro quadrado em Piracicaba para imóveis novos. Se comparado a um panorama geral, enquanto outras formas de aplicação possuem alta volatilidade, correspondendo à crises externas, o mercado imobiliário segue estável e ressalto, otimista. 

 

Imóveis são uma carta diferente entre as aplicações financeiras, uma vez que um investidor pode optar por imóveis prontos, na planta, financiados, consignados, empreendimentos em bairros ou condomínios, localizações tradicionais ou em expansão. O que vale tanto para imóveis residenciais como para industriais, comerciais ou logísticos

 

Piracicaba está se desenvolvendo constantemente e hoje, a cidade contém um polo tecnológico, polos industriais e só tende a crescer. Em nossa empresa, isso se traduziu na criação de um departamento específico para imóveis comerciais, industriais ou logísticos: o Frias Neto For Business. 

 

Um imóvel é um bem duradouro e os reparos para mantê-lo costumam ser muito inferiores ao retorno que ele pode oferecer, especialmente se contar com uma equipe especialista para administrá-lo.

 

A Frias Neto é agente de desenvolvimento do mercado imobiliário em Piracicaba e assim como a Taxa Selic, ou o crescimento da cidade, nossos números falam por si: Estamos há mais de 35 anos atuando como especialistas no mercado, o que nos permitiu viver a frase “imóvel é moeda forte” todos os dias. Hoje, mantemos o recorde de 1,1 imóveis comercializados a cada hora trabalhada, mais de 1,7 milhões de acessos anuais em nosso site, 11 anos como a imobiliária Top Of Mind na cidade e mais de R$5 bilhões em ativos imobiliários sob nossa gestão. 

 

Por isso, falamos de exclusividade e esperamos atender a todos que nos procuram para negociações imobiliárias levando esta palavra ao pé da letra. Investir em Piracicaba também é ser exclusivo em sua trajetória. Esperamos você para crescer conosco e com a nossa cidade. 

Artigo por Angelo Frias Neto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *