Skip to main content

Monte Alegre: Um guia do melhor em Piracicaba

Bairro oferece gastronomia, cultura e tecnologia sem abandonar a tradição 

 

O bairro Monte Alegre hoje é conhecido em Piracicaba por esbanjar charme, respeitando o legado de ser uma das mais tradicionais e tranquilas comunidades da região piracicabana. Situado próximo a Esalq, e com fácil acesso para o Centro da cidade, a história do bairro tem início com a chegada dos imigrantes italianos, que, no século XIX, se estabeleceram por ali para trabalhar em uma Usina de cana de açúcar. 

 

Hoje, o bairro ganhou até instagram, para que Piracicaba esteja por dentro de suas novidades, abrigando condomínios sofisticados e luxuosos, além de um polo gastronômico de encantar aos mais difíceis paladares. Por isso, a Frias Neto Consultoria de Imóveis preparou um guia para te deixar por dentro de tudo que o Monte Alegre tem a oferecer de melhor. 

 

Uma breve história… 

 

Segundo a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultura), após a chegada dos imigrantes, o Monte Alegre foi crescendo, tomando vida e cor abrigando comércios locais como mercearias, armazéns e bibliotecas e mais tarde ganhando novos traços. Em 1910, a Usina foi adquirida por Pedro Morganti que construiu ali uma colônia às margens do Rio Piracicaba, para aproximadamente 1.700 pessoas. Hoje, a Semac destaca o bairro como um dos polos culturais, turísticos e gastronômicos de maior valor na cidade. 

 

Conhecendo o Monte Alegre: 

 

Como cenário de uma novela, ou um livro, o Monte Alegre hoje preserva em sua arquitetura a chegada dos imigrantes e a formação de sua história. Mesclando de maneira muito harmônica a tradição e a modernidade, o bairro hoje conta com alguns pontos essenciais para quem deseja conhecer novos sabores, monumentos históricos e contato com a natureza. 

 

Capela: As ruas de paralelepípedo abrigam hoje um dos principais pontos turísticos, sua capela, que já foi palco para dezenas de histórias de amor, a Capela São Pedro, faz parte dos imóveis construídos no século passado, sendo um dos mais importantes pontos turísticos de Piracicaba. Réplica da igreja de Siena, na Itália, conta com afrescos do pintor Alfredo Volpi, um dos artistas de maior destaque da segunda geração do modernismo. 

 

Além de casamentos, a Capela mantém uma tradição de eventos religiosos e missas, que acontecem todos os domingos, com início às 11h. Para conhecer mais e agendar a data para uma visita na capela, basta acessar o site: capelamontealegre.com.br/.

 

Parrilla Monte Alegre:  Inaugurado em 2017, o restaurante combina o conceito da grelha argentina da qual puxa seu nome com opções contemporâneas em saladas, massas, pescados, frutos do mar, mas principalmente, a carne. 

 

Lar de nobres cortes, o Parrilla é um dos restaurantes mais famosos de Piracicaba pela mistura de cores e sabores tradicionais, valorizando a ambientação, através de um deck maravilhoso com vista livre para os cenários tradicionais do bairro. 

 

Conheça o Parrilla: Via Comendador Pedro Morganti, 4907 Bairro Monte Alegre  

Instagram: @parrillamontealegre  

Telefone: (19) 3371-6926 

 

Vila Itália: Com a ideia de manter a tradição italiana, porém com toques inusitados de gastronomia contemporânea, o Vila Itália se estabelece em Piracicaba como um dos locais mais refinados em sabor. Com foco em massas, risotos, frutos do mar e uma bela cartela de vinhos, é o encontro ideal para se apaixonar pela história do bairro Monte Alegre e também de Piracicaba

 

A cozinha italiana em seu clima mais bucólico e intimista, com destaque ao galeto no azeite e pomodoro, drinque e o charme do espaço, que traz um pouco de seu país inspiração para o bairro. 

 

Conheça o Vila Itália:  Av. Comendador Pedro Morganti, 4985, Bairro Monte Alegre 

Instagram: @vilaitaliarestaurante 

Telefone: (19) 3377-3378

 

Taberna Leuven: Para quem ama uma boa cerveja artesanal, a Taberna é o local ideal. Desde o cardápio, até a decoração, é pensado para compor uma experiência agradável aos paladares mais exigentes. Inspirada na cidade belga de mesmo nome, a cervejaria nasceu em 2010 e já conquistou diversos lugares através da essência inovadora de suas produções artesanais. Além das cervejas, o local também conta com um cardápio que possui pratos especiais para harmonizar com qualquer criação. 

 

Conheça a Taberna Leuven pelo site: www.cervejaleuven.com.br/taberna-leuven/ ou visite o espaço: Av. Comendador Pedro Morganti, 4801 – Monte Alegre 

Instagram: @tabernaleuven 

Telefone: (19) 99708-5053 

 

Um bairro próximo a tudo: 

 

Hoje, o Monte Alegre é um oásis em Piracicaba, próximo a Esalq, a Avenida Independência, além da proximidade com o polo tecnológico da cidade, se tornando hoje, um lugar de imensa valorização para aqueles que desejam morar ou investir. 

 

Um breve lançamento: 

 

Lar dos condomínios mais sofisticados de Piracicaba, o Monte Alegre receberá mais famílias para morar bem, próximo a tudo, e com muito contato com a natureza e com a história. Está previsto para este ano, um breve lançamento que contará com lotes a partir de 515m² para construir seu futuro. 

Enquanto este lançamento ainda não chega, você pode conversar com um especialista Frias Neto e entender porque morar no bairro Monte Alegre é sinônimo de morar bem. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *