Skip to main content

Investir em imóveis ou aplicar?

Vivemos um momento favorável para o investimento em imóveis, considerado lucrativo e muito seguro, segundo analistas do setor. Desde 2015, quando o mercado imobiliário sofreu oscilações com a crise econômica, a redução da procura determinou um cenário propício para que investidores possam fazer ofertas agressivas e obter sucesso na negociação. Por isso, se você tem recursos financeiros para este tipo de aquisição, vale a pena conhecer os motivos para investir em imóveis ao invés de buscar outra aplicação.

1. Bons preços

Nesse período de transição econômica, o preço dos imóveis deve se manter em patamares menores, o que favorece os que buscam essa modalidade de investimento. Vale a pena entender o seu objetivo com a compra do imóvel, como, por exemplo, se a intenção é alugar ou revender. Definindo um objetivo, será mais fácil explorar as oportunidades existentes no mercado.

2. A hora certa de investir

É normal encontrar descontos mais agressivos nos lançamentos. Por isso, quanto maior for o valor de entrada, maior será o seu poder de barganha. A hora certa de vender um imóvel na planta, por exemplo, é um pouco antes do imóvel ficar pronto, deixando o financiamento para o comprador final e conseguindo de volta o valor investido corrigido pelo ICMS. Caso precise utilizar um imóvel para complementar o valor da compra, não espere por grandes ofertas.

3. Segurança e rentabilidade

Se você quer comprar um imóvel para investir, provavelmente tem disponível o valor do bem. Nesse caso, os descontos são mais fáceis e podem resultar em um bom negócio, que se completará no retorno com a locação ou valorização patrimonial. Com um contrato padrão de locação de 30 meses, estima-se que o proprietário possa ganhar em média 25% mais do que um produto bancário de renda fixa renderia, neste mesmo período.

4. Projeções futuras

O mercado imobiliário tem uma característica fundamental: pode sofrer os efeitos das crises, mas tem capacidade de rápida recuperação. Por isso, economistas e especialistas do setor orientam quem tiver estabilidade financeira e recursos suficientes para dar a entrada, a aproveitarem o momento para investir em imóveis.

5. Boas oportunidades para investidores

Quem puder aproveitar a oportunidade de investir no mercado imobiliário, pode ter bons resultados em 2018. Com as novas projeções para a economia, o valor dos imóveis tende a ocupar novas perspectivas, principalmente de valorização ainda no próximo ano

6. Avalie a necessidade de venda

Este é o momento para investir em imóveis! Porém, se você realmente deseja vender um bem, é bom avaliar com cautela o valor máximo de desconto que você pode dar para o comprador. Identificar o motivo da venda ajudará nessa decisão: se for para quitar uma dívida, existem os juros diários ou no caso de um investimento, é preciso calcular o período do rendimento e os ganhos no final do contrato. Se existir a possibilidade de espera pela recuperação plena do mercado, a venda deve ser postergada. Até porque este é um momento muito melhor para a compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *