Skip to main content

Morar de aluguel ou financiar um imóvel?

Todo mundo precisa de uma casa. O que muda nessa lógica são as condições e os propósitos que nos levam a buscar a moradia: o casamento, a chegada de filhos, a separação, a mudança de cidade. Nessa hora é que chegam as dúvidas: morar de aluguel ou financiar um imóvel? Listamos alguns itens que podem ser considerados, vantagens e desvantagens, para ajudar na melhor escolha. Buscar a orientação de uma imobiliária séria sempre é o melhor começo para uma decisão segura.

1-   Dificuldade de guardar dinheiro

Para aqueles que não conseguem guardar dinheiro, estão sempre pagando boletos e carnês e têm dificuldade em se organizar para o futuro, financiar um imóvel é a opção mais óbvia, porque obriga a imobilização de um recurso e fecha o “ralo” dos gastos supérfluos.

2 – Deixar dinheiro aplicado

Já para aqueles que conseguem ter certo controle, o aluguel pode ser uma boa opção. Pelo menos até que os rumos da vida estejam definidos e que a compra da moradia definitiva possa esperar uma  poupança mais “gorda”, que viabilize a compre do imóvel dos sonhos.

 3 –Mudar quando quiser

Para alguns, uma vantagem do aluguel é que, caso haja insatisfação com o imóvel ou com o bairro, fica muito mais fácil mudar para outro lugar. Entretanto, quem opta por morar de aluguel deve estar ciente de que é muito mais complicado, e muitas vezes nada vantajoso, personalizar o imóvel com o aspecto desejado, já que ele não pertence exatamente ao locatário.

4 – Mudar para trabalhar ou estudar

Para quem tem planos de viver em outra cidade num futuro próximo, para trabalhar ou estudar, alugar provavelmente é a melhor opção, já que é bem mais fácil rescindir um contrato do que vender um imóvel rapidamente.

5 – Para quem planeja aumentar a família

Para quem planeja, a médio prazo, ter uma família maior, alugar um imóvel pequeno de início e ir coletando recursos para no futuro comprar um imóvel maior pode ser uma saída. Ao mesmo tempo, comprar um imóvel e depois trocá-lo pode ser vantajoso, já que a parte do investimento está garantida.

6 – Casar com o financiamento

Um ponto que precisa ser considerado ao comprar a casa própria é o financiamento, que pode durar décadas. Ao mesmo tempo, essa compra vai dar segurança à família, que não terá surpresas que podem ocorrer na locação, como o pedido de desocupação do imóvel pelo locador, para outro uso.

Clique aqui para ver nossas opções em locação.

Clique aqui para ver nossos imóveis à venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *