Skip to main content

Piracicaba é eleita a cidade mais segura do Estado pelo 2º ano consecutivo

Os dados são do Instituto Sou da Paz e avaliou cidades com população entre 200 e 500 mil habitantes 

 

A Prefeitura de Piracicaba divulgou no último final de semana que Piracicaba, que amamos tanto, recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o título de cidade mais segura do Estado de São Paulo, segundo o estudo realizado pelo Instituto Sou da Paz. A Frias Neto Consultoria de Imóveis traz um pouco da notícia para o blog. 

 

Piracicaba registrou o menor Índice de Exposição aos Crimes Violetas (IECV) dentre as cidades com população entre 200 e 500 mil habitantes. Os dados divulgados são de 2022 e foram apresentados pelo comando do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em reunião do Comuse (Conselho Municipal de Segurança), na última semana. 

 

Das cinco cidades mais seguras, depois de Piracicaba, se encontram: Americana, Franca, Indaiatuba e Limeira. Vale ressaltar que de 2021 para 2022 o índice foi reduzido e neste ano foi divulgado pelo Instituto em 3,44. Este número é elaborado a partir de dados oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e leva em consideração três dimensões de crimes com violência: crimes contra a vida, contra a dignidade sexual e patrimoniais.

 

Segundo o Instituto Sou da Paz, o cálculo da média ponderada é realizado após a divisão entre o peso e as distribuições das diferentes dinâmicas e formas de crime. Os crimes contra a vida (homicídio e latrocínio) possuem peso de 40% na média geral. Já os crimes contra a dignidade sexual (estupro) e patrimoniais (roubo, roubo de veículo e roubo de carga) têm peso de 30%.

 

Luciano Almeida, o prefeito, ressaltou na reunião do Cumuse a importância das parcerias com as forças de segurança e identidade locais. 

 

Em constante desenvolvimento… 

 

Este foi um ano muito positivo em crescimento para Piracicaba e entre os destaques de seu desenvolvimento, podem-se incluir: a aprovação para integração no Sistema do Mapa do Turismo Brasileiro, a aprovação do novo plano de Mobilidade Urbana, a Conquista do Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, a premiação com R$300 mil no programa Munícipio Agro, a queda de 14,5% na ocorrência de roubos segundo  Conselho Municipal de Segurança, entre outros. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *