Skip to main content

Piracicaba recebe certificação de “Cidade Árvore”

A cidade foi reconhecida internacionalmente por cultivar e manter áreas verdes urbanas

A Prefeitura de Piracicaba divulgou nesta semana que a cidade agora detém o certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of The World), que reconhece esforços internacionais para cultivar e manter áreas verdes urbanas

 

Promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), e pela Fundação Arbor Day, a ideia é incentivar cidades a adotar práticas sustentáveis na gestão florestal e no estímulo à conscientização sobre a importância do plantio de árvores. 

 

No último ano, o programa selecionou 159 cidades para fazer parte deste todo. Para ser reconhecido como uma Cidade Árvore do Mundo, o município deveria atender critérios como a existência de plano de ação para o manejo e a conservação de árvores urbanas, designação de um departamento responsável pelo gerenciamento da arborização e a adoção de uma lei específica sobre o assunto. Além disso, precisava alocar orçamento específico para essa finalidade, desenvolver programas educativos e de divulgação voltados ao tema, promover a celebração do Dia da Árvore ou de eventos similares, entre outras exigências. E claro, Piracicaba cumpriu todos os requisitos! 

 

Alex Gama Salvaia, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, ressaltou, segundo divulgado pelo Jornal de Piracicaba, que a Prefeitura decidiu fazer parte deste movimento de acordo com os objetivos propostos. 

 

Atividades relacionadas à preservação ambiental e sustentabilidade são essenciais quando se pensa em futuro. Afinal, árvores e áreas verdes exercem um papel fundamental na qualidade de vida de qualquer cidade, reduzindo a poluição do ar, fornecendo sombra, minimizando altas temperaturas, aumentando a biodiversidade e exercendo também a função de otimizar a saúde física e mental. 

Belmonte Residencial possui mais de 130.00m² de áreas verdes. 

 

Alguns condomínios como o Belmonte Residencial e o Damha II prezam por deixar áreas verdes intocadas e colocam as mesmas como um dos diferenciais quando o assunto é morar bem. Além disso, muitos empreendimentos, chamados de condomínios 5.0 como o Sodero Residencial ou Rio 330, focam em tecnologias sustentáveis para a gestão dos condomínios e apartamentos. 

Em fase final de obras, Sodero Residencial une sofisticação e sustentabilidade. 

A Frias Neto Consultoria de Imóveis não fica para trás no que diz respeito à preservação ambiental. Além de reverter metas atingidas no plantio de árvores, a imobiliária também adota uma área verde em frente à empresa, reutiliza a água das chuvas para descarga e irrigação dos jardins, implantou jardins verticais em espaços internos e também na fachada e trocou todas as luzes da empresa por lâmpadas em LED, além de outras diretrizes. 

Frias Neto reverte metas atingidas em plantio de mudas. 

Assim como a Prefeitura, a ideia é transportar Piracicaba para o futuro de maneira limpa, responsável e sustentável, para que as próximas gerações possam usufruir de qualidade de vida e da beleza de Piracicaba, a qual seus habitantes amam tanto e se mantém cheia de flores e de encantos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *