especialmente no segmento residencial
A edição de setembro de 2024 da revista Mercado e Tecnologia traz uma excelente análise sobre o momento do mercado imobiliário brasileiro durante o ano. Mesmo com oscilação na taxa de juros, tanto a aceleração durante a pandemia quanto o fato do Brasil ainda apresentar um alto déficit habitacional servem como motor propulsor, principalmente dentro do segmento residencial.
Guilherme Carnicelli, especialista do mercado destacou, na matéria que o mesmo ainda está muito ligado ao índice de confiança do consumidor, o que por sua vez está relacionado às decisões políticas, destacando que “é necessário um mínimo de estabilidade em relação a emprego e renda para o cenário seja atraente para os empresários do setor.”
Assim, a dinâmica atual do mercado imobiliário segue positiva, o que é evidenciado pelo crescimento significativo nas vendas de imóveis novos. De acordo com o mais recente indicador Abrainc-FIPE, estudo elaborado com dados de 20 empresas do setor, as vendas registraram alta de 43,7% no acumulado dos 12 meses encerrados em abril, totalizando 179.861 unidades comercializadas.
A matéria também traz a opinião de Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) sobre o assunto, que acentua: “As estratégias adotadas pelas incorporadoras têm se mostrado eficazes, atendendo às demandas do mercado e criando um ambiente propício para novos investimentos e desenvolvimento de projetos.”
Ainda segundo Carnicelli, além da capital paulista, outras regiões demonstram bons resultados citando o interior e sua vertente ligada ao agronegócio.
O mercado em Piracicaba:
No último Encontro Secovi do Mercado Imobiliário de Piracicaba, sediado no auditório da Frias Neto Consultoria de Imóveis, Guilherme Werner, apresentou dados como a quantidade de unidades de lançamentos disponibilizadas nos últimos anos por padrão, unidades vendidas e comparativo por região, apresentando as tendências para Piracicaba. No comparativo, houve um aumento de 26% no número de unidades lançadas, e um aumento no valor do metro quadrado, além de um estoque remanescente que deve se esgotar no máximo em 12 meses.
No encontro também foram apresentadas as perspectivas para o programa Minha Casa, Minha Vida em Piracicaba, ressaltando que, nos últimos 12 meses, foram lançadas 2.196 uhs em Piracicaba, das quais 71% fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, pontuando também que entre a totalidade de unidades vendidas no último ano, 2.341, 75% também fazem parte do MCMV.
Residencial Orion, parte do Minha Casa, Minha Vida em Piracicaba.
O Encontro Secovi do Mercado Imobiliário de Piracicaba é realizado anualmente através de uma iniciativa da Regional de Piracicaba do Secovi/SP, e busca apresentar um panorama econômico, traçando tendências para o mercado imobiliário, oferecendo uma consultoria aberta ao público visando entender economia e mercado em diferentes escalas. Leia a matéria completa em nosso blog, clicando aqui.
Para conferir a gama de lançamentos exclusivos disponíveis na Frias Neto Consultoria de Imóveis, acesse o site.