Skip to main content

4 motivos para prestigiar o Salão Internacional de Humor de Piracicaba/SP

 

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba estreia sua 49ª edição neste sábado (27 de agosto) e a Frias Neto Consultoria de Imóveis é uma das apoiadoras da cerimônia de abertura e premiação dos trabalhos. A programação, que acontece a partir das 19h no Teatro Erotides de Campos, do Parque do Engenho Central, contará também com transmissão ao vivo pelo Youtube – no canal do evento. 

A mostra ficará aberta à visitação, gratuita, até o dia 30 de outubro no Armazém 14 do Parque Engenho Central – quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.  Para quem não conhece ou ainda está em dúvida sobre fazer a visita neste ano, a  Frias Neto Consultoria de Imóveis destaca a importância do evento e dá 4 motivos para prestigiar o 49° Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

 

Ação ESG: Sociedade é Cultura

A iniciativa de apoio da Frias Neto Consultoria de Imóveis integra as ações de ESG (Environmental, Social and Governance) da empresa, no aspecto social. De acordo com  Celisa Amaral Frias, diretora institucional da imobiliária, o Salão Internacional de Humor está à beira dos 50 anos e se constitui como um patrimônio cultural de Piracicaba.

“A cultura é um elemento que diverte, aumenta nossa consciência e reflexão sobre o mundo e que movimenta a economia. Portanto, incentivar artistas e projetos é muito importante na construção da sociedade que almejamos. Por isso, sempre buscamos incentivar propostas culturais. No caso do Salão Internacional de Humor, este é um evento que muito orgulha Piracicaba e o Brasil, pois reúne trabalhos de cartunistas e chargistas do mundo todo. Cada um traz seu olhar sobre aquilo que vive tanto em nível local quanto global. O que é muito interessante, pois amplia nossa forma de também enxergar a vida”.

A relevância cultural do Salão de Humor já é uma grande razão para conhecer e prestigiar a exposição. Mas a Frias Neto Consultoria de Imóveis ainda destaca quatro outros motivos.

 

4 motivos para visitar o Salão Internacional de Humor de Piracicaba

A realização do Salão Internacional de Humor de Piracicaba é da prefeitura do município, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural), CDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba) e Comissão Organizadora.

 

 

  • Conhecer mais a história do humor gráfico

 

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba teve sua primeira edição em 1974 e logo no início contou com participação de grandes profissionais do humor gráfico brasileiro: Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça. 

Mesmo em meio a censura do regime militar, a exposição superou as expectativas iniciais e garantiu a continuação para anos seguintes. 

A logística e a organização das administrações municipais, funcionários, artistas voluntários e profissionais escalados para essa tarefa,  têm sido fundamental para conseguir reunir um dos maiores acervos do humor gráfico internacional. O que leva Piracicaba a ser reconhecida por muitos artistas como a capital do humor gráfico no mundo.

  • Diversidade cultural

 

Há muitos anos o Salão Internacional de Humor de Piracicaba se destaca como um dos principais eventos do gênero no mundo todo. Nesta edição, o evento recebeu 1.990 trabalhos inscritos, de 365 artistas provenientes de 40 países. Foram selecionados cerca de 270 artistas de todo o mundo. 

Será possível conferir trabalhos da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Brasil, Bulgária, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, México, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Sérvia, Turquia, Ucrânia e Uzbequistão.

Na categoria Caricatura foram escolhidos trabalhos de 41 artistas; Cartuns: 46; Charges: 43; e Tiras: 53. Sob o tema E-Commerce, o público conhecerá desenhos de 30 artistas. Já o tema Saúde contará com obras de 43 profissionais. Por conta da logística, os brasileiros dominaram a categoria Escultura, ao todo, 9 artistas.

Além da exposição oficial, o evento ainda reúne diversas mostras paralelas: 

  • 20º Salãozinho de Humor de Piracicaba, feito por crianças de 7 a 14 anos
  • Exposição Humor Além do Risco, da artista finlandesa Sÿnnove Hilkner 
  • Na Roda com Paulo Caruso, de Pablo Caruso
  • Exposição Paffaro: A Arte como Vida, do artista Gustavo Paffaro
  • Lapiceando el Mundo, da ilustradora francesa (radicada em Madrid) Anne Derenne
  • Quarenta e nove cartazes para Piracicaba, com trabalhos finalistas do 4º Concurso Adilson Maluf – na Casa do Povoador
  • Amostra Grátis, de diversos artistas – no Terminal Rodoviário de Piracicaba
  • PortoCartoon: “Línguas e Mundo”, trabalhos da mostra PortoCArtoon, de Portugal (Biblioteca Municipal)
  • Marangoni é XV, de Luis Henrique Marangoni (Casarão do Turismo)
  • Ziraldo 90, com obras do Ziraldo (Museu Prudente de Moraes)

 

  • Dar risada e divertir-se

 

Umas das principais características do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, como o próprio nome já diz, é ser engraçado, divertido, sarcástico ou irônico. Nem todas as obras precisam ser assim, mas a grande maioria segue a tradição do humor gráfico, que é retratar o cotidiano amplificando características de figuras públicas, brincando com as situações do cotidiano e as próprias tragédias humanas, como amor, política e, neste ano, nossa relação com o E-Commerce. 

 

 

  • Conhecer cartões postais de Piracicaba

 

As principais exposições do 49° Salão Internacional de Humor de Piracicaba acontecem no Parque Engenho Central, um dos principais cartões postais da cidade. O local foi construído em 1881, com o objetivo de substituir o trabalho escravo pelo assalariado e pela mecanização. É um registro arquitetônico da história econômica de Piracicaba. Foi desativado em 1974 e tombado como patrimônio histórico e espaço de Utilidade Pública em 1989.

O Parque Engenho Central possui  80 mil metros quadrados e a área construída ocupa 12 mil metros quadrados. Atualmente, é um centro cultural e turístico. Reúne espaços de exposições, teatro e a secretaria de cultura do município.

Visitar o Salão de Humor é, portanto, também conhecer parte da história e cultura de Piracicaba. Entretanto, não somente o Engenho Central se enche de cores e imagens durante a programação de humor gráfico Diversos espaços da cidade também costumam receber exposições paralelas. Nesta edição, alguns lugares turísticos que contarão com trabalhos são: Casarão do Turismo, Casa do Povoador e Museu Prudente de Moraes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *