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Os Impactos da Tecnologia no Mercado Imobiliário

Existem pelo menos 62% de chances de que você, como leitor deste conteúdo digital, esteja lendo este texto pelo celular. Isso porque, de acordo com a  TIC Domicílios 2022, este é o número de brasileiros que acessam a rede exclusivamente pelo aparelho. Sem contar que 90% das pessoas no Brasil têm acesso à internet. Ou seja, a tecnologia faz parte do dia a dia de grande parte das pessoas no país e tem revolucionado inúmeros setores da economia. O mercado imobiliário não é exceção.

Nos últimos anos, testemunhamos uma série de avanços tecnológicos que estão transformando a forma como compramos, vendemos e interagimos com imóveis. Todas essas mudanças têm impactado tanto os profissionais do ramo quanto os consumidores finais. 

Conforme revelou pesquisa da DataZap+, sobre a Jornada de Compra do Consumidor, lançada ainda na pandemia da Covid-19, o uso de navegador (site, portal) é o preferido como ferramenta de busca (66%), seguido de portais especializados em anúncios de imóveis (63%) e sites de buscas (42%). Os Millennials são os que mais utilizam as redes sociais para buscar imóveis (39%). 

Além disso, os consumidores consideraram importante no momento das buscas ter fotos reais e atualizadas do imóvel (97%), ter filtros específicos para achar o imóvel (93%), contar com a atualização do status do imóvel (93%), poder acessar imagens da rua ou bairro (85%), fazer tour virtual (56%) e realizar uma simulação de financiamento (46%).

Colocando tudo isso na mesa, é importante entender os principais impactos da tecnologia no mercado imobiliário e as tendências que moldarão o futuro dessa indústria em constante evolução.

Além das facilidades disponíveis com o uso da tecnologia e internet, a Frias Neto Consultoria de Imóveis destaca neste artigo o futuro que já está acontecendo no mercado imobiliário.

 

Digitalização do processo de busca e venda de imóveis

A internet e os dispositivos móveis desempenharam um papel fundamental na digitalização do mercado imobiliário. Hoje em dia, os compradores têm acesso a uma vasta gama de ferramentas e plataformas online para pesquisar e encontrar imóveis

Portais imobiliários, aplicativos móveis e websites especializados permitem que os consumidores busquem por propriedades com base em suas preferências e filtros personalizados. Essa digitalização não apenas tornou o processo de busca mais eficiente, mas também ampliou o alcance dos profissionais do mercado imobiliário, que agora podem alcançar o público em qualquer parte do planeta.

Mas o uso da tecnologia não se resume à busca e informações sobre imóveis. Toda a jornada de compra é influenciada:

  • Realidade virtual e visitas virtuais – Com a VR, os compradores podem fazer visitas virtuais aos imóveis sem sair de casa. Isso economiza tempo tanto para os compradores quanto para os corretores de imóveis, além de permitir que potenciais compradores explorem vários imóveis sem restrições geográficas. As visitas virtuais proporcionam uma experiência imersiva, permitindo que os compradores tenham uma noção realista do espaço e da arquitetura antes de fazer qualquer visita física.
  • Big data e análise de dados – A tecnologia também possibilitou a coleta e análise de grandes volumes de dados no mercado imobiliário. Com a ajuda de algoritmos avançados, é possível analisar esses dados para obter insights valiosos sobre as tendências do mercado, preços de imóveis, demanda e perfil dos compradores. Essas informações são cruciais tanto para os corretores de imóveis quanto para os investidores imobiliários, pois ajudam na tomada de decisões mais embasadas e estratégicas. 
  • Automação de processos – Outra tendência que está transformando o mercado imobiliário. Tarefas como a preparação de documentos, a assinatura eletrônica de contratos e o gerenciamento de transações imobiliárias estão sendo simplificadas por meio de soluções tecnológicas. Isso reduz erros, acelera o processo de fechamento de negócios e aumenta a eficiência geral. 
  • Blockchain e contratos inteligentes – A tecnologia blockchain tem o potencial de revolucionar a segurança e a transparência nas transações imobiliárias. Com a utilização de contratos inteligentes baseados em blockchain, é possível automatizar e garantir a execução de acordos

 

Mercado Imobiliário 5.0 em Piracicaba

A Frias Neto Consultoria de Imóveis é uma empresa que está há mais de 33 anos no mercado imobiliário de Piracicaba e região, sempre antenada com as demandas dos consumidores. 

Quando o assunto é tecnologia, oferece aos clientes atendimento multicanal, calculadoras que permitem estimar o valor do imóvel, entre outros serviços. Além disso, realiza o investimento em condomínios 5.0, como o Sodero Residencial e Rio 330, ambos da Franzolin Engenharia; e o Maison D’or, da Amistá Empreendimentos. 

Isso significa expandir os benefícios da tecnologia também para os produtos disponíveis.

Os condomínios 5.0 são uma evolução dos tradicionais condomínios residenciais, impulsionados pelo avanço da tecnologia e pela busca por soluções mais sustentáveis e eficientes.

Essa nova geração de condomínios busca integrar tecnologias inovadoras e práticas inteligentes de gestão para proporcionar uma experiência de moradia mais conectada, segura, sustentável e confortável para os moradores.

Os condomínios 5.0 são caracterizados por uma série de recursos tecnológicos e infraestrutura avançada, incluindo: 

  1. Conectividade (infraestrutura de rede robusta, internet de alta velocidade e soluções de Internet das Coisas);
  2. Segurança avançada (câmeras de vigilância de alta resolução, reconhecimento facial, controle de acesso inteligente e monitoramento remoto);
  3. Sustentabilidade (captação e reaproveitamento da água da chuva, instalação de sistemas de energia solar, gestão eficiente de resíduos e tecnologias que reduzem o consumo de energia, ponto de carregamento para carros elétricos); 
  4. Gestão inteligente (softwares de gestão integrada que facilitam o controle e o monitoramento de diversos aspectos do empreendimento, como manutenção, segurança e acesso); 
  5. Comunicação e interação (aplicativos móveis e plataformas digitais com informações sobre serviços, reservar áreas comuns, comunicação com a administração e interação com a comunidade do condomínio).

O futuro mercado imobiliário corresponde às mudanças que estão em curso na nossa sociedade, como uma grande preocupação com a segurança, uma maior atenção ao uso dos recursos naturais e conectividade. Ou seja, o que se busca com a tecnologia são experiências que combinem satisfação, comodidade e consciência ambiental.

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