Skip to main content

Conheça História da Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba

Programe-se para 197ª que acontecerá em Julho. 

A Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba é uma tradicional celebração religiosa e cultural. Em 2023, o evento chega a sua 197ª edição. As atividades deste ano já começaram com a Missa do Envio das Bandeiras, realizada no fim de maio. 

O evento tem raízes antigas, o primeiro registro na cidade é de um anúncio no jornal O Diário de Piracicaba, em  1881: “Encontro no Rio – O abaixo assignado, encarregado de promover os festejos do – encontro das bandeiras – que se realiza todos os anos…”.

Já em 1947, o mesmo jornal afirmava que a festa aconteceu pela primeira vez em 1816. “A festa de Piracicaba não se iniciou na aquavia, dentro do rio. Era uma Folia escoteira, um bando precatório, pedinte, que esmolava e pedia comida e Pouso. O Pouso é, então, uma consequência da Folia”. (trechos do livro A Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba, Ipplap, 2012).

Oficialmente, a primeira Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba é de 1926, quando houve o primeiro Encontro das Bandeiras, promovido por Viega Muniz. A cerimônia aconteceu no rio Piracicaba, a fim de pedir a cura das doenças que afligiam os ribeirinhos.

No Brasil, a Festa do Divino Espírito Santo tem influência portuguesa e está associada  aos festejos realizados em épocas de colheita. Ela entrou para o calendário religioso com intuito de difundir as crenças da igreja católica, bem como distribuir esmolas para a população pobre.

Aqui, também houve uma mistura dos ritos cristãos aos de religiões de matriz africana, que deram origem à expressões culturais como o cururu e a congada – música e dança presentes nas festividades.

Durante alguns anos, entre 1966 e 1970, um bispo proibiu a festa de Piracicaba devido ao seu caráter profano. Porém, a programação retornou em 1971, sendo organizada até hoje pela Irmandade do Divino.

A Festa do Divino é uma manifestação popular que ocorre sempre 50 dias após a Páscoa, no período conhecido como Pentecostes. Ela celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, conforme descrito na tradição cristã.

Durante a Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba ocorrem diversos rituais e eventos, que incluem missa campal, procissão, mortalha, encontro dos barcos, levantamento do mastro, danças, cantorias, apresentações folclóricas, leilões e barracas de comidas típicas. A população e visitantes participam ativamente dos eventos, que envolvem tanto a parte religiosa quanto as festividades culturais.

O evento é considerado uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais da região, atraindo turistas e devotos. Ela preserva tradições centenárias e fortalece a identidade cultural do povo piracicabano.

 

Programação da 197º Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba

Realização: Irmandade do Divino e Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural) – 2023

  • 4 de junho, às 9h30 – Dia de Pentecostes, Carreata da Fé, Caminhos do Divino – 4ª edição. 
  • 9 de julho, às 9h – Missa da derrubada e Benção dos Barcos no rio Piracicaba; Congada e Folia do Divino.
  • 9 de julho, às 12h – Almoço.
  • 10,11 e 12 de julho, sempre às 20h – Tríduo Solene na Capela do Divino.
  • 13 de julho, a partir das 20h – Jantar no Largo dos Pescadores, com atração musical.
  • 14 de julho, a partir das 20h – Jantar com atração musical, leilão de prendas e queima de fogos (show pirotécnico), com a Banda União Operária.
  • 15 de julho, a partir das 14h – Congada no Largo dos Pescadores.
  • 15 de julho, às 15h – Procissão do Divino.
  • 15 de julho, às 16h – Encontro das Bandeiras e queima de fogos.
  • 15 de julho, às 17h – Missa do Encontro das Bandeiras.
  • 15 de julho, às 20h – Jantar no Largo dos Pescadores, com atração musical.
  • 16 de julho, às 9h – Procissão de Nossa Senhora da Aparecida.
  • 16 de julho, às 10h – Missa de Encerramento, Congada e Passagem da Bandeira pelos festeiros atuais, Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolin, aos próximos festeiros, Lilian Roberta Sartori e Rafael Protti.
  • 16 de julho, às 12h – Almoço com atração musical.
  • 16 de julho, às 16h – Encerramento da 197ª. Festa do Divino.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *