Skip to main content

Expectativa: Inflação em 2022 cai para 6,3% e em 2023 deve chegar a 5,7%.

Segundo divulgado pelo jornal Estadão, este é um momento de otimismo na Economia. 

 

De acordo com o Ministério da Economia, tanto o Produto Interno Bruto quanto a inflação devem melhorar nos próximos meses e seguir na mesma tendência para 2023. A pasta manteve as premissas em um nível superior ao do mercado, assim como previu inflação mais baixa do que a projetada pelos economistas consultados pelo Banco Central. 

 

Segundo o Boletim Macrofiscal, o aumento na projeção se deve principalmente ao resultado superior do segundo trimestre do PIB, assim como à inclinação positiva dos indicadores do terceiro trimestre. 

 

O Estadão divulgou a opinião do Ministério da Economia, que manteve as expectativas de crescimento dos próximos 4 anos em 2,50%. “O crescimento da atividade é reflexo do aumento do emprego, do desempenho do setor de serviços e da elevação da taxa de investimento”.

 

O Ministério ainda revisou para baixo sua projeção, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): de 7,20% para 6,30% e para o próximo ano, 4,50%. Os analistas de mercado consultados pelo Banco Central, no mais recente relatório Focus, também divulgado pelo Estadão, tinham uma expectativa mais baixa, tendo estimado, para o IPCA, alta de 6,40%, em 2022, e de 5,17% em 2023.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *