Skip to main content

Mercado Imobiliário – Jornal do Terras

Sempre antenada com as demandas de mercado, com o desenvolvimento econômico de Piracicaba que está atraindo um novo nicho, o das construtoras de imóveis de alto padrão, e com a necessidade de novos vôos, a Frias Neto Consultoria de Imóveis investe na formação permanente de uma equipe altamente qualificada.

Frias Neto - Colaboradores

Para o empresário Ângelo Frias Neto, diretor-presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis e diretor da regional Piracicaba do Secovi (Sindicato da Habitação), existe uma efervescência econômica geral que exige do setor essa cultura de preparação do capital humano e de investimentos na qualificação do seu maior patrimônio.

Para atender a essa necessidade, a Frias Neto Consultoria de Imóveis tem investido com mais força na estrutura operacional, com atenção especial para o Departamento de Lançamentos.  Segundo o diretor de Inteligência de Mercado, Marco Marcelino, equipes trabalham alinhadas na realização de todo o planejamento, coordenação e gestão dos plantões e das vendas dos empreendimentos.

O Departamento de Lançamentos completa o trabalho que nasce nos departamentos de Novos Negócios e Inteligência de Mercado, que ajudam na formatação do produto, na pesquisa e monitoramento de mercado e análise do perfil do cliente, oferecendo suporte para as incorporadoras.

O resultado dessa estratégia é tão vitorioso que a Frias Neto precisou aumentar em 60% o número de consultores autônomos que atuarão, principalmente, na área de lançamentos. “A empresa cresceu 50% no ano passado e a perspectiva é que o ritmo continue o mesmo este ano”, diz Marcelino. Ele informa que a empresa trabalha com inúmeros lançamentos para 2012, projetos para 2013 e para 2014.

O diretor presidente, Ângelo Frias Neto, destaca o crescimento como resultado do promissor cenário econômico da região. “Em Piracicaba, a Hyundai começa a operar comercialmente no segundo semestre. Isso vai trazer profissionais que atuam diretamente na linha de montagem, além de mais de dois mil fornecedores. Acreditamos que agora teremos uma nova onda de demanda por imóveis”, avalia.

Da mesma forma, Ângelo Frias Neto lembra da Raízen, que passa por uma fase de ampliação, da RKM, que foi comprada por um grupo indiano e da empresa de papel que pertencia à Fibria, agora nas mãos da japonesa Oji Paper. “Focada neste desenvolvimento da cidade, a Frias Neto estima crescimento em todo o mercado, inclusive de locação.”

Antenada neste crescimento e preocupada com a qualidade da mão de obra, a empresa, que está no mercado há 23 anos e sempre valorizou o capital humano, lançou no ano passado a Universidade Corporativa Frias Neto. Todos esses novos consultores autônomos passarão por treinamento inicial de 80 horas na UCFN, além de receber orientações específicas para cada produto. “O consultor autônomo tem possibilidades de crescimento. Hoje, temos profissionais autônomos de vendas que atuam como corretores, coordenadores de plantão e gerentes de produto”, afrma Marcelino. “O profissional pode ter ganhos acima de R$ 100 mil anuais”, informa Frias.

Equipe Qualificada

ASCENSÃO Frias Neto Consultoria de Imóveis, empresa que sempre valorizou o capital humano, lançou recentemente universidade para novos consultores.

Ciclo Virtuoso

Para o empresário Ângelo Frias Neto, o crescimento do mercado imobiliário é um fato provocado por uma conjugação de fatores virtuosos pelos quais passa a sociedade brasileira e, especialmente, a piracicabana. Ele cita a ascensão das classes sociais, com aumento da renda nas classes A, B e C (hoje mais da metade da população pertence à classe média), mais a distribuição etária da sociedade, com concentração da população na faixa economicamente ativa, o que deve perdurar por cerca de 30 anos. “Temos o chamado bônus demográfco, o que gera renda e consumo, nível de desemprego extremamente baixo, maior nível de instrução e informação, maior nível de exigência da população e, na esteira desse cenário, o déficit habitacional ainda existente no país e na cidade”, diz.

Mercado de luxo Segundo Frias Neto, Piracicaba vive um crescimento adicional, com a instalação de diversas empresas na cidade e a vinda de profissionais e empresários de outros centros urbanos, gerando produção de riqueza e demanda. Esse desenvolvimento econômico está atraindo um novo nicho: o das construtoras de imóveis de alto padrão. Independente do tipo de edificação, de um a quatro ou mais dormitórios, a cidade terá ofertas para um público exigente a partir deste ano. “Grandes construtoras vão investir no município em condomínios e apartamentos com luxo, conforto e segurança. Esses investimentos confirmam esse novo ciclo virtuoso de crescimento no mercado imobiliário em Piracicaba. As construtoras têm visto esta lacuna e aproveitado o bom momento econômico”, avalia.

A área de loteamentos de alto padrão também não foi esquecida, visto que empreendimentos como o Terras de Ártemis e Morada do Engenho se tornaram grandes sucessos de vendas. “Hoje temos ótimas oportunidades nestes empreendimentos, que já estão quase totalmente vendidos e seus compradores estão ansiosos por começarem a construir suas novas residências. Com certeza, serão referência de moradia de alto padrão na cidade”, afrma Marcelino.

Para Ângelo Frias Neto, o futuro é promissor, devido à qualidade dos empreendimentos a serem lançados em Piracicaba, com destaque para o Lindenberg Timboril (que já iniciou suas vendas), LIV Residencial e Reserva Jequitibá.

Jornal do Terras, Edição de Março 2012.
 

Jornal do Terras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *