Skip to main content

Piracicabano na Facesp

Untitled

 

O empresário Piracicabano Jorge Aversa Junior assumiu, na manhã de ontem, a vice-presidência da diretoria executiva da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp). À frente do cargo pelo biênio março de 2015/março de 2017, ele é o primeiro representante da cidade na esfera estadual da entidade. Após a solenidade de posse, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Aversa falou sobre os desafios que terá ao longo dos próximos 24 meses.

“Acredito que o desafio maior será realizar um trabalho de estratégia e discussão de produtos junto aos poderes constitucionais, sejam eles municipal, estadual ou federal. Precisamos buscar aliados, além de defender o interesse da categoria”, afirma Aversa.

Para o vice-presidente, ser o primeiro empresário piracicabano convidado para participar da esfera estadual da Facesp mostra o trabalho de qualidade desenvolvido pelo grupo da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) ao longo de duas décadas. “A Facesp é a federação mais importante do Brasil em sua categoria, o que mostra a força das associações dentro de São Paulo. Fico lisonjeado em fazer parte da diretoria executiva e feliz em dizer que a Acipi é modelo dentro da federação. Estou aqui apenas porque represento este grupo”, diz.

Na ocasião, o empresário Alencar Burti assumiu a presidência da Federação pela quinta vez. Ele recebeu o cargo de Rogério Amato, que presidiu a entidade durante os biênios 2011/2013 e 2013/2015. A solenidade foi comandada pelo deputado estadual e presidente da Mesa Diretora da Alesp, Fernando Capez (PSDB).

Na vice-presidência da diretoria executiva, além de Aversa, outros cinco representantes de associações comerciais foram empossados. A solenidade também marcou a posse de outros 20 representantes das regiões administrativas. Hoje, a Federação conta com 420 associados.

CERIMÔNIA

Durante a cerimônia, o presidente Alencar Burti abandonou o discurso escrito. “O momento é importante e vou falar o que tenho no coração. Diante do cenário em que a população não está muito de acordo com o setor político, cabe a nós, empreendedores, buscar o ajuste necessário e pensar no melhor para o Brasil”, diz o empresário, que acrescenta: “Ao invés de criticar, sejamos nós, varejistas, parte das soluções dos problemas e das ações”.

O cronograma de atividades da Facesp prevê a realização de uma reunião ordinária  presencial por mês e outra extraordinária. Semanalmente, a entidade conta com encontros por teleconferência e confer calls.

VISIBILIDADE

Para o presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, contar, pela primeira vez, com um representante piracicabano na Facesp traz mais visibilidade para a cidade. “Além disso, fica mais fácil tomar ações que venham a colaborar com o desenvolvimento da região. Assim como o Brasil, o setor do comércio varejista no município tem tido dificuldades na manutenção das vendas. Mas temos boas expectativas até o final do semestre. Por meio das medidas implementadas pelo governo, devemos retomar o desenvolvimento no segundo semestre de 2015”, diz Frias Neto.

Dar sequência ao trabalho realizado pela federação e defender os ideais e princípios da categoria é fundamental para o ministro de Estado-Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

“No comércio precisamos trabalhar e não falar em crise. Não devemos nos esconder frente às dificuldades. A crise afeta os especuladores, como por exemplo, os investidores da Bolsa de Valores. Nós, do comércio, precisamos trabalhar e buscar alternativas para continuar empregando e, consequentemente, gerar renda”, afirma.

Ao final da cerimônia, a Alesp prestou homenagem à Facesp por meio de uma placa solene.

Texto: Juliana Franco
Fotos: Del Rodrigues
*Matéria publicada na Gazeta de Piracicaba, dia 24 de março de 2015.

Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: