Skip to main content

Tira-dúvidas: como escolher entre seguro fiança e fiador

Alugar uma casa, apartamento ou espaço comercial é uma responsabilidade que demanda diversas decisões importantes. Entre as dúvidas mais comuns está a modalidade de garantia do pagamento do imóvel. Abaixo se destacam duas formas muito comuns e que estão disponíveis na Frias Neto Consultoria de Imóveis: Seguro Fiança e Fiador.

 

Como funciona a modalidade Fiador?

A modalidade “Fiador” em um contrato de aluguel é quando uma pessoa, conhecida como fiador, se compromete a assumir as responsabilidades financeiras do inquilino caso ele não cumpra suas obrigações, como pagar o aluguel ou reparar danos ao imóvel.

O fiador fornece garantia pessoal de que as obrigações serão cumpridas e precisa demonstrar sua capacidade financeira e idoneidade para desempenhar esse papel. 

Essa é uma maneira tradicional de garantir o cumprimento do contrato de aluguel, mas pode ser difícil encontrar alguém disposto a ser fiador, e isso envolve riscos para a pessoa que assume essa responsabilidade.

Além disso, a modalidade é um pouco mais burocrática, pois depende que o fiador tenha um imóvel ou até dois imóveis de valor semelhante ou superior ao que será locado – a quantia depende se a pessoa possui o imóvel na mesma cidade ou não. O fiador também deve apresentar um cadastro com seus dados e do cônjuge e ter renda compatível com o valor da locação

Essa modalidade de garantia locatícia não demanda nenhum custo adicional para o locatário. Ao mesmo tempo, oferece uma boa segurança para quem está alugando o imóvel.

 

O que é o seguro fiança?

O Seguro Fiança é um tipo de seguro usado em transações de aluguel de imóveis. Ele funciona como uma garantia para o proprietário do imóvel, oferecendo proteção financeira caso o inquilino não pague o aluguel ou não cumpra com suas obrigações contratuais. A Frias Neto oferece o Aluguel Garantido, modalidade que garante que o aluguel seja pago ao proprietário até a entrega das chaves. 

Deste modo, em vez de o inquilino fornecer um fiador pessoal, ele paga uma taxa ao segurador para garantir o pagamento do aluguel e eventuais despesas extras, como danos ao imóvel.

Se o inquilino não cumprir suas obrigações, o proprietário pode acionar o Seguro Fiança para receber o valor devido, coberto pelo seguro. Isso proporciona uma alternativa conveniente tanto para os proprietários quanto para os inquilinos que não têm um fiador pessoal disponível.

Nesta modalidade, é importante pesquisar para não gastar mais do que necessário. Por exemplo, a Frias Neto Consultoria de Imóveis traz para Piracicaba e região o seguro fiança locatícia com pagamento mensal e a menor taxa do mercado. Outro diferencial é o Contrato de Locação, feito apenas em nome de Pessoa Física.

O seguro fiança é uma excelente opção para quem quer alugar de maneira simples e ágil, sem fiador e com valor da fiança diluída em parcelas mensais.

 

Conte com os especialistas da Frias Neto!

Se de um lado os locatários não querem deixar de receber, do outro, os locadores enfrentam diversas burocracias que dificultam fechar bons negócios.

É por essa razão que hoje existem diferentes modalidades de garantia locatícia: Fiador; Seguro Fiança; Depósito Caução; Título de Capitalização; Fiança Bancária; Carta de Garantia, entre outras. A Frias Neto também oferece a opção de cartão de crédito, que em apenas 15 minutos já apresenta a resposta sobre a aprovação de crédito.

Para auxiliar todos os lados, locadores e locatários, nesta e em outras tarefas relacionadas à locação, a Frias Neto oferece um time de especialistas em gestão, que atualmente é responsável pela administração de R$ 5 bilhões

Com mais de 30 anos de atuação, a imobiliária tornou-se a mais lembrada em Piracicaba por 11 anos consecutivos. Para saber mais, acesse friasneto.com.br, ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp para (19) 3372.5000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *