Skip to main content

Conheça 4 razões para investir na iluminação natural

Por mais bonita que seja a luminescência artificial, nada substitui aos olhos humanos a iluminação natural. Além de mais indicada por oftalmologistas, o uso da luz solar tem sido muito debatido no universo da arquitetura quando o assunto é sustentabilidade, pois oferece economia de recursos. Aqui você encontra 4 razões para investir na iluminação natural, bem como as formas como conseguir usá-la na sua casa ou negócio.

A luz natural oferece uma série de benefícios que podem melhorar nossa saúde, produtividade e qualidade de vida, além de fazer bem para o planeta. Ou seja, uma arquitetura ou design de interiores que contemple a iluminação oriunda do sol deve ir além da estética e permitir a criação de ambientes saudáveis, funcionais e que criem a sensação de harmonia com o mundo natural ao nosso redor.

A Frias Neto Consultoria de Imóveis lista 4 razões para investir em iluminação natural, entendendo seus benefícios:

 

  1. Economia de Energia e Sustentabilidade

A primeira vantagem da iluminação natural é a economia de energia. Quando aproveitamos a luz do sol para iluminar nossos espaços durante o dia, podemos reduzir a dependência de luzes artificiais, economizando eletricidade, dinheiro e ajudando o planeta. Isso também contribui para a sustentabilidade ambiental, reduzindo a necessidade de utilização de mais recursos naturais.

  1. Melhoria do Humor, Bem-Estar e Sono

A exposição à luz natural está diretamente relacionada ao nosso bem-estar. A luz do sol estimula a liberação de serotonina, o hormônio que pode melhorar o nosso humor e reduzir a sensação de depressão. Ter uma casa ou local de trabalho bem iluminado naturalmente pode ajudar a manter um estado de ânimo positivo. Outro ponto que contribui para o bem-estar e a qualidade do sono, que pode ser muito melhor quando estamos expostos à iluminação natural.

A exposição regular à luz natural durante o dia pode ajudar a regular nosso ritmo circadiano, o que, por sua vez, melhora a qualidade do sono. Um ambiente com boa iluminação natural durante o dia e menos exposição à luz artificial à noite pode contribuir para uma noite de sono mais restauradora.

 

  1. Aumento da Produtividade e Concentração

Considerando todos os benefícios para a saúde e bem-estar, a iluminação natural também desempenha um papel importante na produtividade e concentração no trabalho e estudos. Um artigo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, em 2014, revelou que os participantes do teste com janelas no escritório registraram 46 minutos a mais de sono à noite do que seus colegas que foram privados de luz natural. Além disso, eles também se exercitam mais após o trabalho.

 

  1. Arquitetura e Design de Interiores

Além dos benefícios para a saúde, a iluminação natural também desempenha um papel crucial no design de interiores. Ela realça as cores, texturas e detalhes dos espaços, tornando-os mais atraentes e convidativos. A luz natural pode transformar um ambiente comum em um espaço extraordinário, de maior contato com a natureza ou com o exterior da casa ou edifício.

 

Como aproveitar os benefícios da iluminação natural?

Todos os benefícios da iluminação natural acontecem porque ela satisfaz as necessidades biológicas do ser humano, bem como proporciona níveis de iluminância elevados e homogêneos, e com maior eficiência energética. Também contribui para uma melhor percepção das cores, pois contém a completa composição espectral da luz solar.

Antes de mais nada, para aproveitar a iluminação natural é preciso entender qual a incidência do sol ao longo do ano no imovel. Desta forma, é possível desde o projeto já estabelecer os melhores pontos de entrada de luz, chamado também de projeto luminotécnico. Caso o local já esteja construído, existem duas formas de melhorar a iluminação natural, com reformas ou com estratégias de aproveitamento de luz. A Frias Neto comenta um pouco também! 

  • Janelas – as janelas são a maneira mais comum de permitir a entrada de luz natural em um espaço. Elas podem ser grandes, de vidros transparentes ou claros. Uma dica é evitar obstruções, ou seja, deixar livres de cortinas pesadas ou móveis que possam bloquear a luz.
  • Portas de Vidro – deslizantes ou francesas, as portas de vidro são ótimas para áreas de acesso ao exterior, como varandas e pátios. Elas criam uma conexão visual entre o interior e o exterior e permitem que a luz natural entre abundantemente. Contudo, é preciso cuidado com a ventilação do espaço, para não tornar o ambiente interno uma estufa.
  • Claraboias – as claraboias são janelas no teto que direcionam a luz natural para áreas internas. Elas são especialmente úteis em áreas onde a instalação de janelas nas paredes é limitada, como corredores e banheiros.
  • Aberturas de Teto – aberturas de teto são estruturas envidraçadas instaladas no teto para permitir a entrada de luz natural. Elas podem ser especialmente eficazes em áreas onde a privacidade é uma preocupação, como banheiros.
  • Paredes de Vidro – Paredes de vidro são ideais para espaços que desejam maximizar a conexão com o ambiente externo e a entrada de luz natural. Permitindo a iluminação natural de ambientes longe de janelas e portas.
  • Tubos Solares – os tubos solares são dispositivos que direcionam a luz do sol para o interior de um edifício por meio de dutos refletores. Eles são especialmente úteis em espaços onde a instalação de janelas ou clarabóias não é viável. 
  • Espelhos – instalar espelhos estrategicamente em um espaço pode refletir a luz natural e aumentar a sua distribuição. Isso é especialmente útil em espaços pequenos ou escuros.
  • Cores e materiais – escolher cores claras para paredes, tetos e pisos, bem como materiais reflexivos, como superfícies de metal ou vidro, pode ajudar a maximizar a difusão da luz natural no ambiente. Mas atenção para não deixar tudo muito reflexivo e cansativo aos olhos.
  • Posicionamento Adequado de Móveis – organizar os móveis em um espaço, evite bloquear as fontes de luz natural, como janelas e portas de vidro, para permitir que a luz flua livremente.

 

Um imóvel cheio de luz

A luz natural é repleta de vantagens e de boas razões para usá-la, desde econômicas ao bem-estar. Mas é preciso conhecer muito bem o próprio perfil para saber qual o melhor projeto luminotécnico para o seu estilo de vida. Desta forma, você poderá aproveitar ao máximo as possibilidades de um imóvel cheio de luz.

Para conhecer imóveis que te proporcionem o benefício da iluminação natural, consulte um corretor especialista Frias Neto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *