Skip to main content

Vai terminar em pizza: conheça 5 pizzarias de Piracicaba

Originárias da Itália, as pizzas são uma paixão nacional. Em Piracicaba isso não é diferente. Em uma breve pesquisa na internet você pode achar mais 50 pizzarias na cidade.

São muitos os espaços que oferecem de sabores clássicos a novidades, com ingredientes de primeira qualidade para agradar os paladares mais exigentes.

Para ficar mais fácil a escolha, a Frias Neto Consultoria de Imóveis escolheu 5 pizzarias que se destacam em Piracicaba.

Antes de conhecê-las, saiba mais como a pizza se tornou o prato mais vendido no mundo.

 

Origem do prato 

A pizza como conhecemos surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. Mas antes de saborearmos o prato com molho de tomate e queijo, a massa assada já era consumida.

Há 6 mil anos o pão de Abrahão, ou piscea, era alimento de hebreus e egípcios. Um pouco antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. Contudo, foi a partir das Cruzadas que os turcos disseminaram o pão para outras regiões, incluindo a Itália.

Chegando em Nápoles, antes mesmo da unificação italiana, o pão era servido com azeite e especiarias. Entretanto, ganhando outros ingredientes deu origem à pizza.

A pizzaria Antica Pizzeria Port’Alba, localizada em Nápoles, foi aberta em 1.738 e está em funcionamento até hoje. No começo, servia pizzas apenas para os pedestres. Posteriormente, a partir de 1830, passou a funcionar como uma pizzaria, atendendo os clientes no interior do restaurante.

A pizza napolitana tornou-se patrimônio imaterial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 2013. Existem dois sabores clássicos napolitanos, a pizza Marinara, temperada apenas com tomates, azeite extravirgem, orégano e alho; e a Marguerita, que é feita com tomate, azeite, muçarela (ou queijo “fior di latte”) e manjericão.

 

A pizza no Brasil

No Brasil, a história da pizza está ligada a imigração italiana. Em 1910, Carmino Corvino veio morar no país e abriu um restaurante no bairro do Brás, em São Paulo. 

Todavia, foi só na década de 1950 que aconteceu a popularização do prato, tanto no Brasil quanto no mundo.

Atualmente, a pizza é mundialmente a comida mais vendida. No Brasil, estima-se que são consumidas 1 milhão de pizzas por dia. Mais da metade (572 mil) somente no município de São Paulo.

Em escala global, isso torna a capital paulista a segunda cidade que mais consome pizzas, atrás apenas de Nova Iorque. 

 

Pizzas mais famosas com sabores brasileiros 

Que o brasileiro ama pizza está mais que claro. Entretanto, há um outro elemento que marca o consumo de pizzas no Brasil: a criatividade.

Da clássica marguerita até as inusitadas pizzas de sushi, de acarajé e de fondue de queijo, são muitos os sabores disponíveis.

Considerando a diversidade e criatividade brasileira, para não errar na escolha, a Frias Neto Consultoria de Imóveis aconselha sempre checar os ingredientes que compõem o prato que você está pedindo, pois cada local pode variar seu cardápio.

De todo modo, estão entre as 10 pizzas mais pedidas no Brasil:

  1. Calabresa;
  2. Portuguesa;
  3. Marguerita;
  4. Frango com catupiry;
  5. Muçarela;
  6. Napolitana;
  7. Brigadeiro;
  8. Romeu e Julieta;
  9. Creme de avelã com frutas;
  10. Califórnia.

 

5 pizzarias para aproveitar os melhores sabores

Se você ficou com fome depois de conhecer melhor a história da pizza, confira cinco pizzarias de Piracicaba que podem te ajudar a matar essa vontade. A maioria delas oferece um amplo cardápio, com opções vegetarianas e também rodízio. 

 

 

  • Babbo Piracicaba

 

O restaurante oferece entradas tipicamente italianas, além de saladas. No cardápio estão mais de 40 sabores de pizza disponíveis por rodízio; e 90 sabores para escolher à la carte. Entre os diferenciais está a variedade das massas, como integral e low carb

Instagram: @babbopiracicaba_

Unidade 1 – rua Luiz de Queiroz, 670

Unidade 2 – av. Torquato da Silva Leitão, 467

Informações: hwww.babbopiracicaba.com.br

 

 

  • Família Duarte

 

O local tem como diferencial a busca pela qualidade dos ingredientes. Além de produtos de primeira linha, conta com mussarela artesanal das melhores casas de São Paulo. Também tem como opções o rodízio e o à la carte.

Instagram: @pizzariafamiliaduarte

Unidade 1- av. Com. Luciano Guidotti, 640

Unidade 2 – rua São José, 421

Informações: pizzariafamiliaduarte.com.br

 

 

  • Forlen

 

Com 34 anos de atuação, a pizzaria  oferece rodízio presencial e delivery – além do à la carte. Aberta todos os dias, oferece mais de 50 sabores de pizzas, bem como entradas, couverts e porções. 

Instagram: @forlenpizzaria

Av. Comendador Luciano Guidotti, 95

Informações:  www.forlen.com.br

 

 

  • Coliseu Pizzaria

 

Desde 2008 a Coliseu alia sabor e qualidade. Todas as pizzas são assadas em forno à lenha e são mais de 60 sabores, entre salgadas e doces, para degustar em casa, através do delivery, ou aproveitar o ambiente do local – que em alguns dias conta com música ao vivo.

Instagram: @coliseu.pizzaria

Av. Rio das Pedras, 396

Informações: pizzariacoliseu.com.br

 

 

  • 430 Gradi Piracicaba

 

A 430 Gradi é uma pizzaria que está presente  em várias cidades. Fundada em 2008 na cidade de Jundiaí/SP, foi eleita no 50 Top Pizza, um guia das melhores pizzarias do mundo. Em Piracicaba, oferece um cardápio variado, com destaque aos sabores especiais da casa (Formágica, Porco Belly, Cruella) e clima descontraído.

Instagram: @430gradi.piracicaba

Rua Saldanha Marinho, 2018

Informações: dguests.com/430.piracicaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *