Skip to main content

25 anos dedicados ao mercado imobiliário

Imagem

Frias Neto nasceu como sonho de seu proprietário em montar uma empresa

Acompanhar de perto a evolução do mercado imobiliário em Piracicaba nos últimos 25 anos e vivenciar a influência que o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade teve sobre o segmento, com a configuração de um novo cenário urbano e uma nova clientela, tem sido uma das grandes satisfações do empresário Angelo Frias Neto, diretor-presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis e diretor-regional do Secovi (Sindicato Patronal da Habitação).

Ele lembra que a Piracicaba de hoje muito evoluiu e mudou em relação à de 1989, ano em que conseguiu realizar o sonho de montar uma empresa. E que essa mudança refletiu, inclusive, na forma como o consumidor passou a encarar esse mercado, com novos paradigmas e exigências.

“Em 1989, Piracicaba era uma cidade de 274.570 habitantes e buscava alternativas para superar a crise que se abateu sobre o setor sucroalcooleiro, que sempre foi a base da nossa economia. A chegada de empresas de classe mundial, a diversificação do parque fabril e a transferência natural de profissionais com outros níveis de exigência mostraram que existia um público potencial para imóveis e que a cidade carecia de um serviço diferenciado”, explicou.

Com o conhecimento adquirido na universidade e a experiência profissional em uma multinacional, Angelo centrou olhar no mercado imobiliário e entendeu que era chegada a hora de investir na profissionalização do atendimento.

“Na época, o setor de serviços era uma área que crescia em todo o mundo e eu tinha vontade de trabalhar com pessoas, de ter um contato maior com o público. Durante esse período, o setor de serviços cresceu muito, hoje responde por 69,4% do PIB (Produto Interno Bruto) e 70% do emprego no Brasil, pois quanto mais se desenvolve um país, mais esse setor cresce. Acreditei no mercado imobiliário porque enxerguei uma oportunidade de mostrar um trabalho diferente para Piracicaba, alicerçado no profissionalismo, ética e transparência.”

Além disso, um outro dado sinalizava com a mudança no perfil de moradias. Em1989, já havia se passado 25 anos desde a queda do Edifício Luiz de Queiroz, o Comurba, prédio considerado o mais arrojado do interior do Estado de São Paulo, na época, e que soterrou por décadas o desenvolvimento vertical da cidade. O município pedia mudanças nesse segmento.

Para dar conta das novas tendências que se desenhavam, Angelo foi procurar qualificação sede do Secovi, em São Paulo, e nunca mais deixou de participar da rotina dessa e de outras entidades que representam o setor.

A aposta foi acertada. Nos 25 anos de trabalho, o padrão Frias Neto de atendimento extrapolou fronteiras e ajudou a atrair grandes empreendimentos. Nos primeiros dez anos, a empresa trabalhava com locação, administração e revenda de imóveis. No início de 2000, a imobiliária passou a ser procurada por empreendedores de fora, que tinham projetos imobiliários para desenvolver na cidade e convidaram a empresa para ser a comercializadora.

O primeiro empreendimento comercializado foi o Residencial Água Seca (loteamento fechado), na região Leste, em 2002. Daí por diante, vieram dezenas de outros empreendimentos.

“Neste início, atendíamos as empresas que tinham a área e ajudávamos no desenvolvimento do projeto e na venda do empreendimento. Em uma segunda fase, começamos a trazer produtos. A partir de 2011, com uma nova revolução econômica na cidade, Piracicaba passou a atrair um novo nicho: o das construtoras de imóveis de alto padrão. Independente do tipo de edificação, de um a quatro ou mais dormitórios, a cidade já tem ofertas para um público exigente.”

Esses investimentos, segundo o empresário, confirmam esse novo ciclo virtuoso de crescimento no mercado imobiliário em Piracicaba. As construtoras têm visto esta lacuna e aproveitado o bom momento econômico. Além disso, ele cita a existência de outros nichos que despontam de forma expressiva, motivados por essa nova ordem que garante a melhoria geral do poder aquisitivo e associado ao aumento da formação e da informação da população, o que gera novos padrões de exigência.

“Fora as variáveis econômicas, o mercado imobiliário é movido pelo sonho, pelo desejo de renovação. Quem não tem um imóvel, deseja adquirir um. Quem tem um razoável, vai querer um melhor, e assim por diante. Quem já está satisfeito, comprará para investimento e lazer. Acredito que o setor imobiliário, que vive um momento tão positivo, deve se preparar para trabalhar da melhor forma neste momento e nos que virão”, ressalta.

QUALIDADE

Para garantir a qualidade dos serviços, a empresa investe no aprimoramento de seus colaboradores e conta com uma equipe de corretores autônomos de locação, vendas de imóveis prontos e lançamentos. Cada departamento tem equipes de corretores on-line para facilitar o atendimento. Os consultores passam por treinamentos constantes na Universidade Corporativa Frias Neto, criada em 2011.

Nestes 25 anos, a Frias Neto foi pioneira na cidade a trabalhar com agência de marketing, a contar com corretores parceiros dedicados exclusivamente a locação, a ter equipe exclusiva de lançamentos, a ter equipe exclusiva de corretores on-line para vendas, locação e lançamentos, a ter uma universidade corporativa, a receber o certificado do PQE (Programa de Qualificação Essencial) Secovi e a ser correspondente negocial da Caixa Econômica Federal.

Também formou centenas de profissionais qualificados para o mercado imobiliário e muito contribuiu para o desenvolvimento do mercado imobiliário local.

Top of Mind em seu segmento, é a única imobiliária da região inserida na rede SECOVI, o que significa aumento exponencial na visibilidade dos imóveis no mercado, em razão da exclusividade compartilhada com 150 imobiliárias parceiras no país, 140 mil ao redor do mundo, em 130 países e mais de 60 portais imobiliários.

Também está presente no Portal Nacional de Imóveis Secovi Brasil (www.chavefacil.com.br), recém-lançado, que reúne imobiliárias de todo país através dos Secovis estaduais e tende a se tornar o maior portal de imóveis brasileiro em volume de ofertas e acessos.

Hoje, a empresa tem aproximadamente 100 funcionários e 200 corretores autônomos parceiros e possui a maior carteira de clientes e de imóveis da cidade, possibilitando negociações ágeis e seguras.

Jornal de Piracicaba | 29.03.2014

Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: