Skip to main content

4 Principais razões para investir em Imóveis

A decisão de investir em um imóvel depende de diversos fatores, como as suas metas financeiras e a situação econômica. Contudo, a aplicação no mercado imobiliário, através da compra de casas, apartamentos, terrenos e mesmo salas comerciais, é considerado um investimento estável. Deste modo, a Frias Neto Consultoria de Imóveis destaca as  4 principais razões para você investir em imóveis.

Antes de tudo, é bom recordar que a compra de imóveis já foi muito usada por gerações anteriores como uma garantia de moradia aos familiares e também renda extra. Há alguns anos outras formas de investimento tornaram-se mais conhecidas e populares, como poupança, renda fixa, renda variável e Bolsa de Valores. Porém, cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, passando por altos e baixos retornos financeiros até o risco de perda.

Deste modo, o investimento em imóveis volta à tona por oferecer um retorno relativamente estável ao longo do tempo, por meio do recebimento de aluguel ou valorização do imóvel. Além disso, propriedades podem ser usadas como garantia em empréstimos ou outras transações financeiras e, em muitos casos, o valor de um imóvel aumenta com o tempo – o que pode fornecer um retorno significativo para vendas futuras.

Conheça melhor as vantagens:

 

 

  • Segurança do investimento

 

A segurança do investimento é uma das principais razões para a compra de uma casa, apartamento, terreno ou sala comercial. Vale destacar que é importante considerar a localização do imóvel e outros fatores estruturais que podem afetar a qualidade da região. Porém, de modo geral, existe uma tendência de valorização.

Alguns fatores contribuem para isso:

  • Estima-se que até 2025 haverá demanda de 14,5 milhões de novas moradias;
  • Os bens imobiliários se valorizam de acordo com a inflação.

Além disso, enquanto outras formas de aplicação possuem alta volatilidade, correspondendo a crises externas, o mercado imobiliário tem seguido estável no Brasil. Na pandemia, enquanto a Bolsa de Valores chegou a cair mais de 39%, o valor do imóvel não mudou e várias empresas do setor tiveram um grande crescimento. 

 

 

  • Diversidade de oportunidades

 

O investimento imobiliário pode ser uma carta diferente entre as suas aplicações financeiras. Mas mesmo se considerarmos apenas o setor de imóveis, existem diversas oportunidades de negócios. 

O investidor pode optar por imóveis prontos, na planta, financiados, consignados, empreendimentos em bairros e condomínios novos ou em localidades tradicionais da cidade. São oportunidades acima da média:

  • Imóveis que precisam de reformas simples;
  • Lançamentos imobiliários;
  • Regiões menos exploradas e que tenham planos de expansão bem elaborados.

 

 

  • Patrimônio

 

Uma propriedade é um bem duradouro, um patrimônio. Após quitado, você elimina despesas de aluguel e ainda pode obter lucro com a locação

Se for alugar um imóvel recentemente adquirido, é possível o completo retorno do investimento em pouco tempo – cerca de quatro anos. 

Os reparos para manter o patrimônio costumam ser muito inferiores ao retorno que ele pode oferecer – especialmente se você mantiver as manutenções.

 

 

  • Rentabilidade

 

O Brasil possui um grande déficit habitacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país sofre com a falta de 7,7 milhões de residências. Além disso, existe um aumento da demanda que é anual, conforme a população cresce.

Deste modo, a procura por unidades habitacionais também aumenta. O que tende a tornar mais fácil o aluguel ou futuras vendas.

 

Mas vale a pena investir em imóveis em 2023?

Por ser um setor sólido, a aplicação imobiliária ainda está entre as mais seguras dentro de um cenário internacional de instabilidade – mesmo se considerarmos a alta da taxa Selic e inflação.

A perspectiva de lançamentos de condomínios 5.0, modernos, econômicos e sustentáveis tende a se revelar como potência no mercado imobiliário, em Piracicaba, dois destes lançamentos, comercializados exclusivamente pela Frias Neto, são projetos da Franzolin Engenharia como o Sodero Residencial e também o Rio 330

Vale a pena estar atento às oportunidades de negócios com previsão de retorno a longo prazo. Para não errar, é importante conversar com um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *