Em mais um artigo da série Morar Bem, a Frias Neto Consultoria de Imóveis reúne informações sobre como tornar sua casa ainda mais agradável para todos da família e amigos. Dessa vez, o tema é a varanda gourmet.
A varanda gourmet virou moda nos últimos 15 anos. O aproveitamento deste espaço como um local de confraternização, de quem mora em apartamentos, foi o primeiro passo para tornar o local também um ambiente de alimentação – ao ponto das churrasqueiras serem o atrativo principal.
Atualmente, a varanda gourmet tornou-se um diferencial muito valorizado em empreendimentos imobiliários. A Frias Neto listou 6 dicas para te ajudar a aproveitar bem este espaço.
A origem da varanda gourmet
A sacada gourmet surgiu no Rio Grande do Sul. Com a tradição de comer carne assada periodicamente, levar a churrasqueira para a varanda se tornou uma alternativa simples para poder manter a tradição sem sair de casa, ou melhor, do apartamento.
A varanda gourmet é, portanto, uma mistura de cozinha com área externa. Feita para reunir a família e os amigos para conversar, relaxar, divertir-se e comer.
Esse tipo de ambiente, além de conquistar as pessoas, agradou também as construtoras – por uma série de fatores, mas especialmente o comercial. Assim, elas começaram a investir na varanda gourmet como um atrativo para os seus projetos.
Atualmente, a varanda gourmet é praticamente um cômodo obrigatório nos novos empreendimentos imobiliários – mesmo em casas.
Na última década houve um grande investimento neste tipo de espaço. Todavia, para Morar Bem é preciso aproveitar as possibilidades do local.
Confira as 6 dicas da Frias Neto Consultoria de Imóveis para deixar sua varanda gourmet funcional e acolhedora.
Crie um ambiente especial
Para além do valor comercial de uma área bem planejada, a proposta do Morar Bem é te ajudar a encontrar a sua versão de varanda gourmet.
Você pode usá-la em almoços familiares, jantares com amigos ou mesmo no dia a dia, para tomar um café da manhã aproveitando a luz solar.
- Coloque no papel
O planejamento é o primeiro passo para tornar sua varanda gourmet um espaço bem utilizado. Liste:
- Como você gostaria de usar o local;
- O que é preciso ter na varanda para você poder usá-la da forma que gostaria;
- Avalie o tamanho disponível no espaço;
- Confira se há algum problema com peso no local (pode optar por móveis mais leves);
- Equipamento, móveis e utensílios que você já tem e o que precisa adquirir;
- Quais são os pontos de luz, água e esgoto;
- Quais os horários de incidência de luz e quais os pontos onde batem os raios solares;
- Estilo do espaço, decoração e paisagismo.
É importante lembrar que alguns equipamentos precisam de estrutura hidráulica, portanto, devem ficar em áreas onde já existe essa possibilidade.
Também vale prestar atenção onde bate sol, para proteger equipamentos, utensílios e alimentos.
Ou seja, reflita sobre onde deverá ficar cada móvel ou equipamento para que haja maior durabilidade dos mesmos.
Um exemplo, neste sentido, é dar preferência para móveis que sejam fáceis de limpar, resistentes ao calor, são leves e duradouros.
- Invista em uma boa churrasqueira
Alguns espaços gourmets oferecem local para a instalação de churrasqueiras. Ela é a protagonista do ambiente, por isso, busque conhecer quais as opções do mercado e qual se encaixa no seu projeto.
- Defina um estilo
Rústico, moderno, vintage, colorido ou monocromático, são muitos os caminhos de decoração da varanda gourmet. É possível ainda criar um diálogo de estilo com o restante do apartamento.
Essa escolha pode definir até mesmo quais os móveis do espaço. Por exemplo, um estilo vintage contempla elementos bem coloridos; já uma versão mais moderna fica melhor com objetos de linhas retas, monocromáticos, de cores neutras, bem como tecnológicos.
- Considere um jardim vertical
A série Morar Bem já apresentou várias informações sobre a criação de um jardim vertical.
No caso da varanda gourmet, as paredes verdes podem oferecer uma decoração viva, além de conter ervas aromáticas e hortaliças – muito propícias para o espaço.
Folhagens e flores são clássicos em jardins verticais. Existem diversas espécies que são mais ou menos resistentes ao sol e às regas. Portanto, vale a pena escolher quais são as mais simples de cultivar de acordo com as condições da sua varanda.
No caso de hortaliças e ervas, as opções mais conhecidas são: alecrim, cebolinha, salsinha, hortelã, manjericão, orégano, pimenta, sálvia, peixinho da horta, lavanda, tomilho, morangos, flores comestíveis (mini rosa, capuchinha, amor perfeito), alface, cenoura, tomate.
- Cortina de Vidro
Em primeiro lugar, para instalar uma vidraça na fachada do seu apartamento é preciso saber quais as regras do prédio. Caso seja possível instalar um vidro na sacada, essa é uma boa alternativa para conter ventos e barulhos externos.
Entretanto, é preciso considerar a instalação de ar condicionado e a ventilação do local.
- Integre com a sala
Para tornar a varanda gourmet ainda mais espaçosa e convidativa, considere integrar o ambiente com a sala.
Para fazer essa mudança é preciso consultar um arquiteto, pois é necessário avaliar se estará prejudicando alguma estrutura do prédio.
Uma das vantagens dessa integração, além de ganhar espaço, é aproveitar os elementos que integram uma sala de estar, como a televisão, o sofá, a estante de livros etc.