frias neto

Como realizar um bom investimento em imóveis em Piracicaba?

Quando você decide investir no mercado imobiliário, é importante saber que existem várias formas de investir. E a forma de investir dentro do mercado imobiliário é fundamental para saber se você irá realizar um bom ou mau investimento.

Existem fatores importantes para realizar bons investimentos, por isso separamos 3 textos sobre investimento em imóveis em Piracicaba.

Imóveis na pandemia: devo investir?
Por que investir em imóveis em Piracicaba? 
Investir em imóveis em Piracicaba: vale a pena? 

Para ajudar você a realizar um bom negócio, separamos alguns pontos importantes a serem considerados quando você for realizar o seu investimento, segundo o engenheiro civil Guilherme Lapo, co-fundador da RExperts, empresa que promove a educação para investimentos imobiliários. Ele falou sobre o assunto no 76º Encontro ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário).

Um dos pontos mais importantes quando for investir em imóveis em Piracicaba é escolher qual a estratégia de investimento, por exemplo: Comprar para vender, comprar para Alugar, Desenvolver para Vender, reformar para alugar, etc.

Após você escolher a sua estratégia, é importante saber quais as opções que você tem dentre as opções de mercado. O engenheiro civil Guilherme Lapo em sua palestra apresentou um “cardápio” de opções, confira a imagem abaixo.



Todos os empreendimentos imobiliários têm um ciclo de implantação e neste ciclo estão inclusas as viabilidades imobiliárias, que servem para dar convicção ao investidor que aquele é um bom negócio. 

Veja, então, quais são os pontos que você deve considerar para saber se seu investimento será viável ou não.

Técnica: em termos de legislação, arquitetura e engenharia, é possível desenvolver o empreendimento pretendido?;
Ambiental: o terreno apresenta algum agravante com relação ao meio ambiente?;
Jurídica: os documentos do imóvel permitem uma aquisição segura? Há algum ônus que necessite maiores investigações?;
Comercial: o produto que se pretende desenvolver tem demanda?;
Econômico-financeiro: o negócio é economicamente rentável e financeiramente possível?

Para saber a viabilidade econômico-financeira, é preciso calcular os indicadores de projeto: margem de lucro do negócio, múltiplo do investimento, taxa interna de retorno, valor presente líquido, payback, e, também, quanto dinheiro é necessário para o investimento.

Lembre-se sempre que é importante fazer a análise de retorno em qualquer investimento para verificar se vale a pena investir. No mercado imobiliário também funciona assim. Os fatores-chaves na hora de analisar um investimento imobiliário são nichos e estratégia, projeção de fluxos de caixa, riscos envolvidos, macroeconomia e trade-offs.

O que podemos afirmar com comprovação de dados é que em 2020 houve aumento na procura por imóveis de locação e venda na Frias Neto Consultoria de Imóveis. O crescimento foi de 26% em venda de imóveis e 17 % em locação de imóveis em relação ao ano anterior.

Quer ajuda para saber em qual imóvel investir? Fale com um dos corretores especialistas da Frias Neto. O profissional capacitado para te orientar está no nosso time! Clique aqui!

Clique aqui e assista a palestra completa do Guilherme Lapo.

Deixe uma resposta