Skip to main content

Como a Frias Neto adotou o Pacto Global no dia a dia da empresa

Iniciativa da ONU alinhou, em 2000, diretrizes para o desenvolvimento saudável e sustentável de grandes empresas. 

 

Quase como um “código de conduta” o pacto global foi fundamentado pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de estabelecer políticas ou práticas gerenciais que promovam o crescimento sustentável e saudável da cidadania, por meio de lideranças comprometidas e inovadoras, segundo a visão de seu criador, o ex-secretário da ONU, Kofi Annan. 

 

Essa foi uma chamada por mudanças que uniu tanto os resultados das conferências sobre Direitos Humanos quanto às apresentadas sobre o meio ambiente e hoje é, segundo a ONU, a maior iniciativa em sustentabilidade e anticorrupção, estando presente em mais de 160 países. 

 

Com iniciativas voltadas ao ESG (Environmental, Social and Governance), as diretrizes do Pacto Global se tornam fundamentais para o estabelecimento de políticas que guiam a administração e os colaboradores de uma empresa a oferecer o melhor ao planeta e à cidade onde estão inseridos, como é o caso da Frias Neto Consultoria de Imóveis

 

Os dez princípios do Pacto Global são: 

 

  1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
  2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
  3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
  4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
  5. A abolição efetiva do trabalho infantil.
  6. Eliminar a discriminação no emprego.
  7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.,
  8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
  9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
  10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. 

 

Estruturando as políticas em ESG unindo as dez diretrizes do pacto, a Frias Neto estabeleceu políticas visando o bem estar e desenvolvimento dos seus colaboradores em congruência com o meio ambiente, incentivando Piracicaba a pensar em um mercado imobiliário que ofereça ao planeta sustentabilidade, inovação e coerência em seu desenvolvimento. 

 

Algumas políticas adotadas pela imobiliária são pensadas de maneira a unir tanto as iniciativas apresentadas pelo ESG quanto pelas diretrizes do Pacto Global, incentivando seus colaboradores a se aprimorar em suas respectivas áreas, oferecendo oportunidades para o crescimento através de treinamentos e palestras como atualização da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, Curso de Edição de Vídeo e a palestra oferecida pelo Secovi/SP a respeito do cenário do mercado imobiliário atualmente. 

 

Além disso, a imobiliária também busca incentivar seus clientes e colaboradores à prática do esporte, estando presente na arena Pé na Areia, que oferece uma variedade de Beach Sports, bem como realizando eventos como a Pedalada pelo Clima e a disponibilidade de um bicicletário. 

 

Entre as medidas sustentáveis adotadas pela Frias Neto estão a captação de água da chuva, que é usada para irrigar os jardins e no uso dos vasos sanitários, além da substituição dos contratos e documentos físicos pelos digitais para evitar o desmatamento e consumo de papel. 

 

Também foi realizada a instalação de um jardim vertical, adoção e cuidado de uma área verde em frente à empresa, a substituição da iluminação por lâmpadas de LED, além do uso de equipamentos com baixo consumo de energia. 

 

Participa e promove ações conscientes voltadas à inclusão social e fomentando o desenvolvimento de projetos sociais, culturais e esportivos: a empresa já patrocinou os times de basquete e futebol do XV de Piracicaba e a equipe Green Piracicaba de Ciclismo, apoia diversas instituições e iniciativas, dentre elas o Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimep), Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o Grupo Falando da Vida. Merece destaque, ainda, o apoio à Mucapp (Associação Pró-Mutirão da Casa Popular de Piracicaba), ONG que constrói casas para famílias carentes. 

 

Colaborando com projetos e ações como estas, a Frias Neto busca retribuir à sociedade a confiança que recebeu ao longo de suas mais de três décadas de trajetória. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *